Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13135
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Daniela Melo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-24T14:39:59Z | - |
dc.date.available | 2020-03-24T14:39:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-13 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Daniela Melo da Silva. A escola no enfrentamento ao racismo. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13135 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.subject | Racismo | por |
dc.subject | Preconceito | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.subject | Relações raciais | por |
dc.title | A escola no enfrentamento ao racismo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | França, Dalila Xavier | - |
dc.description.resumo | A comunidade escolar está cada vez mais heterogênea e possivelmente a escola será o ambiente que oferecerá às crianças as primeiras oportunidades de contato direto com outros grupos sociais. É nesse contato com o outro que as diferenças são salientadas, sendo elas de gênero, sociais, étnica, dentre outras. O racismo tem sido estudado por pesquisadores sociais e sua manifestação na escola traz consequências principalmente para os alunos que estão em desenvolvimento e construindo sua trajetória escolar. Entender como o racismo se manifesta nesse ambiente, saber que estratégias utilizar para enfrentá-lo e qual a responsabilidade e contribuição dos membros da comunidade escolar nesse processo é fundamental para que a escola possa enfrentar o racismo. Nesse sentido, o presente trabalho se propôs a analisar o papel da escola no enfrentamento ao racismo. Para isso, foram realizados três estudos: o primeiro, trata-se de um artigo teórico que revisa os principais conceitos relacionados à temática racial e discute a função da escola no enfrentamento ao racismo; o segundo, um artigo de revisão integrativa da literatura sobre as estratégias de enfrentamento do racismo na escola; e o terceiro, um estudo empírico que analisa o enfrentamento a partir das atribuições de responsabilidade e contribuições dos membros da comunidade escolar. Os três estudos de uma maneira geral contribuíram para a produção de conhecimento sobre as questões raciais e a escola, reunindo as principais estratégias que podem contribuir para o enfrentamento e incluindo todos os membros da comunidade escolar como responsáveis pelas questões raciais na escola e pela luta antirracista. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Univesidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANIELA_MELO_SILVA_CARVALHO.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.