Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13135
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Daniela Melo da Silva-
dc.date.accessioned2020-03-24T14:39:59Z-
dc.date.available2020-03-24T14:39:59Z-
dc.date.issued2020-02-13-
dc.identifier.citationCARVALHO, Daniela Melo da Silva. A escola no enfrentamento ao racismo. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13135-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectPreconceitopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectRelações raciaispor
dc.titleA escola no enfrentamento ao racismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1França, Dalila Xavier-
dc.description.resumoA comunidade escolar está cada vez mais heterogênea e possivelmente a escola será o ambiente que oferecerá às crianças as primeiras oportunidades de contato direto com outros grupos sociais. É nesse contato com o outro que as diferenças são salientadas, sendo elas de gênero, sociais, étnica, dentre outras. O racismo tem sido estudado por pesquisadores sociais e sua manifestação na escola traz consequências principalmente para os alunos que estão em desenvolvimento e construindo sua trajetória escolar. Entender como o racismo se manifesta nesse ambiente, saber que estratégias utilizar para enfrentá-lo e qual a responsabilidade e contribuição dos membros da comunidade escolar nesse processo é fundamental para que a escola possa enfrentar o racismo. Nesse sentido, o presente trabalho se propôs a analisar o papel da escola no enfrentamento ao racismo. Para isso, foram realizados três estudos: o primeiro, trata-se de um artigo teórico que revisa os principais conceitos relacionados à temática racial e discute a função da escola no enfrentamento ao racismo; o segundo, um artigo de revisão integrativa da literatura sobre as estratégias de enfrentamento do racismo na escola; e o terceiro, um estudo empírico que analisa o enfrentamento a partir das atribuições de responsabilidade e contribuições dos membros da comunidade escolar. Os três estudos de uma maneira geral contribuíram para a produção de conhecimento sobre as questões raciais e a escola, reunindo as principais estratégias que podem contribuir para o enfrentamento e incluindo todos os membros da comunidade escolar como responsáveis pelas questões raciais na escola e pela luta antirracista.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUnivesidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELA_MELO_SILVA_CARVALHO.pdf1,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.