Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13288
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Residência pedagógica em português na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Juscelino Kubitschek
Autor(es): Santos, Alaíde de Jesus
Santos, Alexandre dos
Santana, Anne Caroline Fiel de
Silva, Daniel Lima da
Santos, Erika Mayra Pereira dos
Santos, Iasmin Dias
Santos, Jamilly Daiane Pereira
Santos, Mariza Jesus
Santos, Mogna Matias dos
Santos, Leísa Cunha dos
Neto, Antônio Félix de Souza
Data do documento: Fev-2020
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na Residência Pedagógica (Doravante RP). Esta, por sua vez, é um programa da Capes que integra a Política Nacional de Formação de Professores, desta forma, sua função é induzir o aperfeiçoamento nos cursos de licenciatura, de modo que o discente de graduação ingresse e contribua para a educação básica. Tendo isso em vista, foram realizadas parcerias entre a IES, no caso a UFS, e algumas escolas da educação básica, como A EMEF Juscelino Kubitschek, por exemplo. Nessa perspectiva, o programa foi executado em quatro etapas: preparação; ambientação; imersão e socialização. A primeira diz respeito à fase de recrutamento dos residentes, reuniões institucionais; a segunda está relacionada à fase de conhecer a escola-campo, a terceira é a etapa de regência, é o período de fazer e executar os projetos na escola. Por último, a socialização é o momento em que são expostos os resultados dos projetos feitos na escola. Nesse contexto, a RP atuou como contribuinte da educação da escola Juscelino Kubitschek, assim sendo, alunos da IES-UFS, ‘residiram’ na escola com a finalidade de promover projetos educacionais, uma intervenção pedagógica. Estes projetos foram feitos e aplicados por duplas de residentes, juntamente com o auxílio da preceptora, sendo assim, seus objetivos são diversificados, ora trabalhar a leitura, interpretação e escrita, como foi desenvolvido no projeto ‘Conto de mistério’, ora conhecer e compreender um pouco da realidade, da visão dos alunos em relação à escola que frequentam; assim como também se objetivou trabalhar com a multimodalidade, como ocorreu no projeto ‘Conto multimodal’. Assim, trazendo à baila essas informações, pretendemos expor os resultados e considerações acerca dos projetos e atividades desenvolvidas durante o programa da RP, como também sua importância no que tange à melhoria da educação básica e na formação do discente de graduação dos cursos de licenciatura.
Palavras-chave: Educação
Formação de professores
Intervenção pedagógica
Ensino de língua portuguesa
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Parte de : Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica
Idioma: por
Sigla da Instituição: DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13288
Aparece nas coleções:RP Português (São Cristóvão)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RP_Portugues_Prof_Antonio_SC_3.pdf145,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.