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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13288
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Residência pedagógica em português na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Juscelino Kubitschek |
Autor(es): | Santos, Alaíde de Jesus Santos, Alexandre dos Santana, Anne Caroline Fiel de Silva, Daniel Lima da Santos, Erika Mayra Pereira dos Santos, Iasmin Dias Santos, Jamilly Daiane Pereira Santos, Mariza Jesus Santos, Mogna Matias dos Santos, Leísa Cunha dos Neto, Antônio Félix de Souza |
Data do documento: | Fev-2020 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na Residência Pedagógica (Doravante RP). Esta, por sua vez, é um programa da Capes que integra a Política Nacional de Formação de Professores, desta forma, sua função é induzir o aperfeiçoamento nos cursos de licenciatura, de modo que o discente de graduação ingresse e contribua para a educação básica. Tendo isso em vista, foram realizadas parcerias entre a IES, no caso a UFS, e algumas escolas da educação básica, como A EMEF Juscelino Kubitschek, por exemplo. Nessa perspectiva, o programa foi executado em quatro etapas: preparação; ambientação; imersão e socialização. A primeira diz respeito à fase de recrutamento dos residentes, reuniões institucionais; a segunda está relacionada à fase de conhecer a escola-campo, a terceira é a etapa de regência, é o período de fazer e executar os projetos na escola. Por último, a socialização é o momento em que são expostos os resultados dos projetos feitos na escola. Nesse contexto, a RP atuou como contribuinte da educação da escola Juscelino Kubitschek, assim sendo, alunos da IES-UFS, ‘residiram’ na escola com a finalidade de promover projetos educacionais, uma intervenção pedagógica. Estes projetos foram feitos e aplicados por duplas de residentes, juntamente com o auxílio da preceptora, sendo assim, seus objetivos são diversificados, ora trabalhar a leitura, interpretação e escrita, como foi desenvolvido no projeto ‘Conto de mistério’, ora conhecer e compreender um pouco da realidade, da visão dos alunos em relação à escola que frequentam; assim como também se objetivou trabalhar com a multimodalidade, como ocorreu no projeto ‘Conto multimodal’. Assim, trazendo à baila essas informações, pretendemos expor os resultados e considerações acerca dos projetos e atividades desenvolvidas durante o programa da RP, como também sua importância no que tange à melhoria da educação básica e na formação do discente de graduação dos cursos de licenciatura. |
Palavras-chave: | Educação Formação de professores Intervenção pedagógica Ensino de língua portuguesa |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Parte de : | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13288 |
Aparece nas coleções: | RP Português (São Cristóvão) |
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