Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13303
Document Type: | Trabalhos em Eventos |
Title: | A docência geográfica no Programa Residência Pedagógica no Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral – Aracaju/SE |
Authors: | Azevedo, Arthur Silveira Araujo, Claudionete Candia Silva, Gicélia Mendes da Barros, John Lennon Cruz Silva, Karolaine Santos Santos, Letícia Menezes Azevedo, Yasmin Rayanne Lima |
Issue Date: | Feb-2020 |
Resumo : | O presente resumo, teve como objetivo analisar a relevância do Programa Residência Pedagógica no Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral em Geografia entre os anos de 2018 a 2020, como forma de articular a formação inicial e continuada entre residentes e preceptora acerca da prática docente. O trabalho consistiu no uso de diferentes metodologias, com o enfoque lúdico na confecção de jogos didáticos, uso de charges, cartazes, aulas de campo, música, e o trabalho interdisciplinar em consonância com outros docentes do colégio. Através dos resultados, percebeu-se que, as ações realizadas na docência, auxiliaram na compreensão dos conteúdos geográficos de forma dinâmica e participativa, com práticas que motivaram os alunos na construção do conhecimento acerca da abordagem geográfica. Instigando, portanto, o protagonismo do aluno da Educação Básica. |
Keywords: | Docência Geografia Residência pedagógica |
Sponsorship: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Is part of: | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica |
Language: | por |
Institution: | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13303 |
Appears in Collections: | RP Geografia (São Cristóvão) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RP_Geografia_Prof_Gicelia_SC_1.pdf | 302,3 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.