Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13309
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Crislaine Passos | - |
dc.contributor.author | Lima, Elizabeth dos Santos | - |
dc.contributor.author | Fontes, Jessica dos Anjos | - |
dc.contributor.author | Jesus, Jessica Sousa de | - |
dc.contributor.author | Almeida, Letícia Moniele Andrade de | - |
dc.contributor.author | Santos, Marcela Rodrigues dos | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Maria da Vitória Silva | - |
dc.contributor.author | Nogueira, Rebeca | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Roselusia Teresa de Morais | - |
dc.contributor.author | Lima, Wilce Mari Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-29T22:17:59Z | - |
dc.date.available | 2020-04-29T22:17:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-02 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13309 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | por |
dc.subject | Gêneros textuais | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Memórias | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.title | Práticas de letramento na sala de aula: a atuação do Programa Residência Pedagógica na Escola Municipal 30 de Agosto em Itabaiana(SE) | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem o objetivo de socializar os fundamentos teórico-metodológicos do projeto de ensino intitulado "Leitores e Leitoras: livros, memórias e experiências", vinculado ao Programa Residência Pedagógica (RP), e articulado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As propostas elaboradas e as experiências vivenciadas foram desenvolvidas pelo núcleo de Pedagogia em parceria entre o Campus Professor Alberto Carvalho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e a Escola Municipal Trinta de Agosto, situada na cidade de Itabaiana (SE). As ações pedagógicas tiveram como principal objetivo o desenvolvimento do letramento em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. Assim, o trabalho em foco teve como suporte os Gêneros Textuais, como um meio de potencializar as habilidades de produção coletiva e despertar o interesse pela leitura e escrita, considerando a realidade do aluno, suas memórias e vivências. Logo, para o êxito das metodologias aplicadas, o planejamento foi de grande importância, uma vez que nos permitiu ter uma melhor visão do projeto, da organização e estruturação das ações propostas e das metas alcançadas, as quais contribuíram para o desenvolvimento de práticas inovadoras, atentando-se, por sua vez, para as necessidades dos discentes. | pt_BR |
dc.publisher.initials | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana | pt_BR |
Aparece nas coleções: | RP Pedagogia (Itabaiana) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RP_Pedagogia_Prof_Roselusia_ITA_3.pdf | 304,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.