Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Crislaine Passos-
dc.contributor.authorLima, Elizabeth dos Santos-
dc.contributor.authorFontes, Jessica dos Anjos-
dc.contributor.authorJesus, Jessica Sousa de-
dc.contributor.authorAlmeida, Letícia Moniele Andrade de-
dc.contributor.authorSantos, Marcela Rodrigues dos-
dc.contributor.authorNascimento, Maria da Vitória Silva-
dc.contributor.authorNogueira, Rebeca-
dc.contributor.authorOliveira, Roselusia Teresa de Morais-
dc.contributor.authorLima, Wilce Mari Souza-
dc.date.accessioned2020-04-29T22:17:59Z-
dc.date.available2020-04-29T22:17:59Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13309-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectMemóriaspor
dc.subjectLeiturapor
dc.titlePráticas de letramento na sala de aula: a atuação do Programa Residência Pedagógica na Escola Municipal 30 de Agosto em Itabaiana(SE)pt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de socializar os fundamentos teórico-metodológicos do projeto de ensino intitulado "Leitores e Leitoras: livros, memórias e experiências", vinculado ao Programa Residência Pedagógica (RP), e articulado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As propostas elaboradas e as experiências vivenciadas foram desenvolvidas pelo núcleo de Pedagogia em parceria entre o Campus Professor Alberto Carvalho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e a Escola Municipal Trinta de Agosto, situada na cidade de Itabaiana (SE). As ações pedagógicas tiveram como principal objetivo o desenvolvimento do letramento em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. Assim, o trabalho em foco teve como suporte os Gêneros Textuais, como um meio de potencializar as habilidades de produção coletiva e despertar o interesse pela leitura e escrita, considerando a realidade do aluno, suas memórias e vivências. Logo, para o êxito das metodologias aplicadas, o planejamento foi de grande importância, uma vez que nos permitiu ter uma melhor visão do projeto, da organização e estruturação das ações propostas e das metas alcançadas, as quais contribuíram para o desenvolvimento de práticas inovadoras, atentando-se, por sua vez, para as necessidades dos discentes.pt_BR
dc.publisher.initialsDELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SEpt_BR
dc.description.localItabaianapt_BR
Aparece nas coleções:RP Pedagogia (Itabaiana)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RP_Pedagogia_Prof_Roselusia_ITA_3.pdf304,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.