Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13339| Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos | 
| Título: | Práticas orientadas para a formação de leitores: contribuições do PIBID/Letras para o ensino da língua portuguesa no Colégio Estadual Eduardo Silveira- Itabaiana/SE | 
| Autor(es): | Andrade, Carolaine de Jesus Santos, Juliana Vieira dos Gois, Marcos Antônio Carvalho de Gama, Rivan Menezes Santos, Sharllys Milly Cardoso dos Jesus, Railda Santana de Quintela, Vilma Mota | 
| Data do documento: | Fev-2020 | 
| Resumo: | O presente trabalho consiste em uma breve apresentação dos resultados referentes à realização do subprojeto “Práticas orientadas para a formação de leitores”, sob à coordenação da Profa. Dra. Vilma Mota Quintela, do Departamento de Letras de Itabaiana (DLI), e à supervisão da professora Railda Santana de Jesus, atuante no colégio Estadual Eduardo Silveira, de Itabaiana. Compartilhamos aqui, de forma sucinta, a metodologia utilizada pelos proponentes, em sala de aula, com o objetivo de aproximar alunos do Ensino Básico do texto literário, de forma a contribuir com a aprendizagem da língua materna, por meio da leitura e da produção textual. O grupo desenvolveu sequências didáticas sobre o gênero conto, tendo em vista o reconhecimento, por parte dos alunos, de suas particularidades discursivas e estruturais. Inicialmente, foram apresentados, em classe, os mais variados tipos de contos literários, incluindo-se a fábula e o apólogo. Após essa etapa, os alunos foram estimulados a produzir textos narrativos ficcionais, com base nos aspectos anteriormente abordados. A partir do que foi produzido, percebemos uma significativa melhoria no processo de ensino-aprendizagem, no tocante às habilidades de leitura e escrita. Os resultados alcançados nessa ação nos permitem validar a importância do programa ao amadurecimento e à preparação do licenciando para a sua futura atuação como professor, não apenas no que diz respeito aos conteúdos aplicados e à abordagem pedagógica desse conteúdo, como também aos aspectos humanos aí implicados, haja vista a oportunidade do contato direto com a realidade das escolas públicas e da troca de experiências entre todos os que compõem o núcleo escolar. | 
| Palavras-chave: | Ensino básico Escrita criativa Leitura literária Língua portuguesa Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) | 
| Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | 
| Parte de : | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica | 
| Idioma: | por | 
| Sigla da Instituição: | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE | 
| URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13339 | 
| Aparece nas coleções: | PIBID Português (Itabaiana) | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PIBID_Portugues_ColegioEduardoSilveiraRailda.pdf | 340,13 kB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | |
| PIBID_Portugues_ColegioEduardoSilveiraRailda.ppt | 18,21 MB | Microsoft Powerpoint | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
