Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13356
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorResende, Deise da Silva Lima-
dc.contributor.authorAraújo, Ionas Santos-
dc.contributor.authorRosa, Maria Clea da Cunha-
dc.contributor.authorSantos, Roseane dos-
dc.contributor.authorSouza, Samira Silva-
dc.contributor.authorSantos, Vanessa Melo-
dc.contributor.authorAlmeida, Ismael de-
dc.contributor.authorStorti-Melo, Luciane Moreno-
dc.date.accessioned2020-05-15T18:47:42Z-
dc.date.available2020-05-15T18:47:42Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13356-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)por
dc.subjectEnsino a distância (EaD)por
dc.subjectEscola ruralpor
dc.subjectFeira de ciênciaspor
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.titleRe-significando a prática docente na EAD por meio do PIBID UFS Biologia: desafios e conquistas na Escola Rural 13 de Maio N. Sra. da Glória, SEpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a questão da importância do programa PIBID na formação de professores. O referido projeto trata-se de um avanço na educação do nosso país, uma vez que é a primeira vez que ocorre em nosso estado a atuação de licenciando dos cursos EAD nesse programa. Não bastasse isso, o programa está sendo desenvolvido em uma escola rural do município de Nossa Senhora da Glória/SE, que nunca recebeu um programa de iniciação à docência. Nesse trabalho, destacamos a realização de uma feira de ciências nessa comunidade escolar, cujo tema foi AGROIDEIAS, abordando temas que estão presentes no cotidiano desses alunos, tais como: leite, milho, mandioca, galinha caipira, ovos e feijão. A escola possui seis turmas de ensino fundamental maior, com isso, cada turma apresentou um tema, com a parceria das seis bolsistas envolvidas no projeto. Foi possível perceber nesse projeto elementos importantes que precisam permear o ensino nas escolas: a contextualização e a aprendizagem significativa, de modo a re-significar a prática docente. O aluno precisa perceber que os conteúdos a serem estudados partem da sua realidade e, assim, podem atuar de maneira positiva no meio, modificando atitudes e melhorando a qualidade de vida. O PIBID é um programa que muda a realidade da escola e dos futuros docentes.pt_BR
dc.publisher.initialsDELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SEpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: PIBID Biologia (São Cristóvão)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.