Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13436
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Um relato de experiência do subprojeto PIBID/DQI no Centro de Excelência Atheneu Sergipense |
Autor(es): | Santos, Hislayne França dos Jesus, Gabriel Silva de Santos, José Irlan Andrade Santos, Larissa Nunes dos Macias, Luan Nunes Cruz, Marcus Vinicius Carvalho Oliveira, Taislane Santos de Silva, Katia Cristina Elizabeth de Carvalho Araújo da Sussuchi, Eliana Midori |
Data do documento: | Fev-2020 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a questão da importância do programa do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – UFS, envolveu 24 bolsistas , 3 professores de escola pública (supervisores) e 1 professora de ensino superior (coordenadora), iremos abordar neste trabalho a atuação de 7 bolsistas e 1 supervisor no desenvolver do trabalho do PIBID 2018/2019 as atividades pedagógicas foram desenvolvidas no Centro de Excelência Atheneu Sergipense - CEAS. Nesse projeto, os elementos específicos abordados através de um diálogo interdisciplinar, em que se buscou qualificar a formação pedagógica dos alunos bolsistas e gerar impacto também na formação continuada do professor envolvido. O acompanhamento e avaliação do conjunto de ações realizadas envolveram a produção de resumos, a participação em eventos acadêmico-científicos, a realização de intervenções entre oficinas e projetos educacionais e finalizando com a feira de ciências onde foram centrados em demandas identificadas no cotidiano escolar. Destaca-se, ainda, a troca de experiência entre docentes universitários e da escola básica, bem como a participação desses profissionais, dos licenciandos e de alunos das escolas em eventos científicos. A elevação da autoestima dos licenciandos e o fortalecimento da decisão pela licenciatura apresenta-se como um dos principais impactos do programa. Por essa razão, acreditamos que seja de fundamental importância promover a integração entre alunos de licenciatura e comunidade escolar, por meio de inserção desses discentes no espaço das escolas e acompanhando a rotina diária do professor. |
Palavras-chave: | Experimentação Monitoria Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Química |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Parte de : | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13436 |
Aparece nas coleções: | PIBID Química (São Cristóvão) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PIBID_Quimica_ColegioAtheneuSergipense.pdf | 544,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
PIBID_Quimica_ColegioAtheneuSergipense_KatiaCristina-Apresent.ppt | 19,07 MB | Microsoft Powerpoint | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.