Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13436
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Um relato de experiência do subprojeto PIBID/DQI no Centro de Excelência Atheneu Sergipense
Autor(es): Santos, Hislayne França dos
Jesus, Gabriel Silva de
Santos, José Irlan Andrade
Santos, Larissa Nunes dos
Macias, Luan Nunes
Cruz, Marcus Vinicius Carvalho
Oliveira, Taislane Santos de
Silva, Katia Cristina Elizabeth de Carvalho Araújo da
Sussuchi, Eliana Midori
Data do documento: Fev-2020
Resumo: O presente trabalho aborda a questão da importância do programa do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – UFS, envolveu 24 bolsistas , 3 professores de escola pública (supervisores) e 1 professora de ensino superior (coordenadora), iremos abordar neste trabalho a atuação de 7 bolsistas e 1 supervisor no desenvolver do trabalho do PIBID 2018/2019 as atividades pedagógicas foram desenvolvidas no Centro de Excelência Atheneu Sergipense - CEAS. Nesse projeto, os elementos específicos abordados através de um diálogo interdisciplinar, em que se buscou qualificar a formação pedagógica dos alunos bolsistas e gerar impacto também na formação continuada do professor envolvido. O acompanhamento e avaliação do conjunto de ações realizadas envolveram a produção de resumos, a participação em eventos acadêmico-científicos, a realização de intervenções entre oficinas e projetos educacionais e finalizando com a feira de ciências onde foram centrados em demandas identificadas no cotidiano escolar. Destaca-se, ainda, a troca de experiência entre docentes universitários e da escola básica, bem como a participação desses profissionais, dos licenciandos e de alunos das escolas em eventos científicos. A elevação da autoestima dos licenciandos e o fortalecimento da decisão pela licenciatura apresenta-se como um dos principais impactos do programa. Por essa razão, acreditamos que seja de fundamental importância promover a integração entre alunos de licenciatura e comunidade escolar, por meio de inserção desses discentes no espaço das escolas e acompanhando a rotina diária do professor.
Palavras-chave: Experimentação
Monitoria
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Química
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Parte de : Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica
Idioma: por
Sigla da Instituição: DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13436
Aparece nas coleções:PIBID Química (São Cristóvão)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIBID_Quimica_ColegioAtheneuSergipense.pdf544,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PIBID_Quimica_ColegioAtheneuSergipense_KatiaCristina-Apresent.ppt19,07 MBMicrosoft PowerpointVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.