Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Diogo Delaias de Lima-
dc.contributor.authorDória, Gabriel Barbosa-
dc.contributor.authorLima, Jadson Dias-
dc.contributor.authorNascimento, Maria Eduarda da Conceição Vieira-
dc.contributor.authorPereira, Victor Alberto Oliveira-
dc.contributor.authorLima, Patrícia Soares de-
dc.contributor.authorSussuchi, Eliana Midori-
dc.date.accessioned2020-05-21T13:26:07Z-
dc.date.available2020-05-21T13:26:07Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13437-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)por
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectRelato de experiênciapor
dc.titleA experimentação no ensino de química para o 2º ano do ensino médio: um relato de experiência do subprojeto PIBID/DQI no Centro de Excelência Atheneu Sergipensept_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca relatar algumas experiências e eventos realizados durante período o de participação do projeto PIBID (Projeto de Bolsa de Iniciação à Docência) na escola. Através do subprojeto /DQI, buscou promove a integração entre universidade e escola, com a finalidade de estabelecer projetos de cooperação para melhorar a qualidade do ensino. Procurou também incentivar os jovens a reconhecerem a relevância social da carreira docente; promover a articulação teoria-prática e contribuir para elevar a qualidade dos cursos de formação de educadores e o desempenho das escolas nas avaliações nacionais, além de desenvolver trabalhos a fim de melhorar o ensino de Química fazendo os licenciandos obter experiências para aplicar futuramente no trabalho como docente. A monitoria e a feira de ciências assumiram um papel importante dentro de uma escola no que diz respeito à aprendizagem e ao entendimento das etapas que envolvem a construção do conhecimento científico. As atividades foram desenvolvidas em torno da experimentação no ensino de química através dos temas com os seus conteúdos foram Gerador eletroquímico um estudo da pilha de Daniel; Uma fruta, uma pilha; Água furiosa, Pasta de elefante, Produção do gás hidrogênio - estudo de catalisadores e o princípio de Le Chatelier; Identificação de vitamina c e Oxidação do ferro com Sulfato de cobre – estudo de oxido redução; Gasolina e suas propriedades, Serpente de faraó, Mine usina termoelétrica Sistema termoquímico – termoquímica / termodinâmica; Tinta invisível e Extintor de incêndio – reações; Teste da chama – modelos atômicos; Toque magico - tensão superficial. Para os alunos da escola todas as atividades ajudaram a desenvolver a autonomia e ações cientificas, além de oportunizar uma troca de ideias entre a escola e a universidade. As experiências contribuíram para que o licenciando vivesse na prática as dificuldades do trabalho docente, buscando soluções imediatas para melhorar o ensino de química no contexto da educação básica.por
dc.publisher.initialsDELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SEpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:PIBID Química (São Cristóvão)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIBID_Quimica_ColegioAtheneuSergipense_PatriciaLima-Apresentacao.pdf874,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PIBID_Quimica_ColegioAtheneuSergipense_PatriciaLima.pdf109,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.