Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatista, Carla Andresa dos Santos-
dc.contributor.authorOliveira, Crislaine Santos-
dc.contributor.authorSouza, Hadassa Ribeiro dos Santos-
dc.contributor.authorMelo, Samanta Tauã Torres-
dc.contributor.authorSantos, Aldirene Pinheiro-
dc.contributor.authorCosta, Elizabete Lustosa-
dc.date.accessioned2020-05-21T18:06:54Z-
dc.date.available2020-05-21T18:06:54Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13440-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)por
dc.titleA importância do programa PIBID: contribuições para um ensino de química contextualizado na escola Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimentopt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho são apresentadas algumas ações e eventos que foram realizados durante o período de participação do PIBID/QUIMICA/UFS no Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento. As ações didáticas foram desenvolvidas por quatro alunos de iniciação à docência (ID) em três turmas de 1ª série do ensino médio. Todas as atividades foram realizadas com a aplicação de oficinas temáticas desenvolvidas em uma perspectiva CTS (ciência, tecnologia e sociedade) e a partir dos três momentos pedagógicos de Delizoicov (3M), buscando uma maior interação entre conteúdo químico e realidade cotidiana do aluno e promovendo uma educação cientifica e tecnológica de cidadãos conscientes de seu papel social. As atividades desenvolvidas mostraram que um ensino de química contextualizado e com metodologias mais dinâmicas conseguiu que os alunos se envolvessem mais ativamente nas atividades propostas e desenvolvessem uma aprendizagem mais significativa.pt_BR
dc.publisher.initialsDELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SEpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:PIBID Química (São Cristóvão)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIBID_Quimica_ColegioProfessoraMariaIvanda.pdf427,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PIBID_Quimica_ColegioProfessoraMariaIvanda.mp427,95 MBMPEGVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.