Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Ana Cecília Nascimento e-
dc.contributor.authorNascimento, Ana Karina de Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Caroline Lima dos-
dc.contributor.authorAlves, Letícia Conceição Santos Ramos-
dc.contributor.authorCardoso, Lucas Santana Pinto-
dc.contributor.authorSilva, Mateus de Morais-
dc.contributor.authorSantos, Reyles Lima dos-
dc.contributor.authorSantos, Sandy Cristine Bezerra dos-
dc.contributor.authorSantana, Sofia Helena Bispo-
dc.contributor.authorCruz, Vitória Nascimento da-
dc.date.accessioned2020-06-02T21:10:19Z-
dc.date.available2020-06-02T21:10:19Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13478-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectCentro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duartepor
dc.subjectInglêspor
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)por
dc.titleO PIBID Inglês no Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duartept_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) no Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, na área de inglês, no período compreendido entre agosto de 2018 a janeiro de 2020. No decorrer do Programa, os bolsistas ID e voluntários do núcleo de inglês sistematizaram estratégias teórico-práticas por meio de oficinas elaboradas após criteriosa análise do ambiente escolar. Todo o processo de aprendizagem que foi empreendido no programa levou em consideração as reflexões e debates na esfera acadêmica, possibilitando assim a conexão entre academia e escola pública de forma coesa e contínua. Desse modo, foi possível aprender através das experiências que o Pibid forneceu, concebendo a aprendizagem com um viés duo, se por um lado os bolsistas ID e voluntários conseguiram levar as recentes discussões sobre o ensino de língua inglesa para os alunos da escola pública, por outro, os próprios integrantes do programa foram capazes de perceberem-se como agentes de um processo único da educação: “o transformar-se ao transformar”, assumindo assim o papel de futuros educadores, remetendo às palavras de Freire (1996). Assim, este escrito procura explicitar as produções desenvolvidas no decorrer do Programa e as repercussões de tais ações no Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, as quais referem-se às vivências na escola, envolvendo observações de aula, ambientação e uso da sala de línguas e realização de projetos e oficinas. O objetivo principal das atividades desenvolvidas foi fomentar novas práticas de ensino concernentes à sala de aula de língua inglesa, promovendo o caráter lúdico com as oficinas dentro do ambiente escolar e assim integrando as diversas formas de aprendizado vivenciadas durante o projeto.pt_BR
dc.publisher.initialsDELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SEpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:PIBID Inglês (São Cristóvão)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIBID_Ingles_DomLuciano.pdf212,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PIBID_Ingles_DomLuciano-Apresent.pptx2,67 MBMicrosoft Powerpoint XMLVisualizar/Abrir
PIBID-Ingles_DomLuciano-Video.mp466,79 MBMPEGVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.