Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13478
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Ana Cecília Nascimento e | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Ana Karina de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Santos, Caroline Lima dos | - |
dc.contributor.author | Alves, Letícia Conceição Santos Ramos | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Lucas Santana Pinto | - |
dc.contributor.author | Silva, Mateus de Morais | - |
dc.contributor.author | Santos, Reyles Lima dos | - |
dc.contributor.author | Santos, Sandy Cristine Bezerra dos | - |
dc.contributor.author | Santana, Sofia Helena Bispo | - |
dc.contributor.author | Cruz, Vitória Nascimento da | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-02T21:10:19Z | - |
dc.date.available | 2020-06-02T21:10:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-02 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13478 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte | por |
dc.subject | Inglês | por |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) | por |
dc.title | O PIBID Inglês no Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) no Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, na área de inglês, no período compreendido entre agosto de 2018 a janeiro de 2020. No decorrer do Programa, os bolsistas ID e voluntários do núcleo de inglês sistematizaram estratégias teórico-práticas por meio de oficinas elaboradas após criteriosa análise do ambiente escolar. Todo o processo de aprendizagem que foi empreendido no programa levou em consideração as reflexões e debates na esfera acadêmica, possibilitando assim a conexão entre academia e escola pública de forma coesa e contínua. Desse modo, foi possível aprender através das experiências que o Pibid forneceu, concebendo a aprendizagem com um viés duo, se por um lado os bolsistas ID e voluntários conseguiram levar as recentes discussões sobre o ensino de língua inglesa para os alunos da escola pública, por outro, os próprios integrantes do programa foram capazes de perceberem-se como agentes de um processo único da educação: “o transformar-se ao transformar”, assumindo assim o papel de futuros educadores, remetendo às palavras de Freire (1996). Assim, este escrito procura explicitar as produções desenvolvidas no decorrer do Programa e as repercussões de tais ações no Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, as quais referem-se às vivências na escola, envolvendo observações de aula, ambientação e uso da sala de línguas e realização de projetos e oficinas. O objetivo principal das atividades desenvolvidas foi fomentar novas práticas de ensino concernentes à sala de aula de língua inglesa, promovendo o caráter lúdico com as oficinas dentro do ambiente escolar e assim integrando as diversas formas de aprendizado vivenciadas durante o projeto. | pt_BR |
dc.publisher.initials | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PIBID Inglês (São Cristóvão) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PIBID_Ingles_DomLuciano.pdf | 212,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
PIBID_Ingles_DomLuciano-Apresent.pptx | 2,67 MB | Microsoft Powerpoint XML | Visualizar/Abrir | |
PIBID-Ingles_DomLuciano-Video.mp4 | 66,79 MB | MPEG | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.