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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13492
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Cardoso, Célia Costa | - |
dc.contributor.author | Rêgo, Elba Carla Maciel Santana | - |
dc.contributor.author | Santos, Amanda Sabina Borges dos | - |
dc.contributor.author | Santos, Diego Barros dos | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Érick Marcos | - |
dc.contributor.author | Jesus, Fernanda Maria Santos Oliveira de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Gabrielle Reis de | - |
dc.contributor.author | Gomes, Glauco Ferreira | - |
dc.contributor.author | Santos, João Narciso Oliveira | - |
dc.contributor.author | Santos, Kait de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Costa, Orlando Pereira | - |
dc.contributor.author | Neves, Paulo Henrique Reis | - |
dc.contributor.author | Silva, Viviane Matos | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-08T19:49:51Z | - |
dc.date.available | 2020-06-08T19:49:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-02 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13492 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Colégio Estadual Armindo Guaraná | por |
dc.subject | Ensino de história | por |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) | por |
dc.subject | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | por |
dc.title | Colégio Estadual Armindo Guaraná (SE): o ensino de História, seus dilemas e desafios | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.description.resumo | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID, CAPES-UFS, 2018-2020) atuou no campo da História a partir de três eixos temáticos: 1 – Ensino de História e novas tecnologias; 2 – Produção de material didático sobre a história local e 3 – Direitos Humanos no espaço escolar. O enfoque foi dado, nessa apresentação, ao terceiro eixo que tratou, primordialmente, do direito à vida, direito à informação e violação dos direitos humanos. Para o desenvolvimento e uso de novas metodologias no ensino de História foi essencial o convívio no espaço escolar e as trocas de conhecimentos e experiências, promovidas pela equipe de bolsistas do PIBID, formada pela coordenadora, supervisora e graduandos de História, que atuaram em conjunto com os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Armindo Guaraná, São Cristóvão - SE. Buscou-se, na integração entre teoria e prática, refletir sobre a importância do ensino público brasileiro e em particular, sergipano, conhecer a legislação educacional nacional e local e discutir o papel do docente de História no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de Educação Básica, bem como propor e realizar atividades didático-pedagógicas inovadoras. Visto que as práticas docentes tradicionais são alvo de questionamentos, pois já não correspondem aos interesses de uma comunidade discente com acesso a internet e supostamente, mais informada. Diante desse quadro, fez-se necessário desenvolver metodologias ativas e experimentais, que aproximassem os alunos do fazer histórico na aquisição, valorização e produção de novos conhecimentos. A prática docente, assim, desenvolveu-se a partir da interação entre universidade e escola pública, almejando a formação crítica e reflexiva de uma nova geração de docentes e historiadores. | pt_BR |
dc.publisher.initials | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | PIBID História (São Cristóvão) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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PIBID_Historia_ArmindoGuarana.pdf | 115,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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