Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13492
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorCardoso, Célia Costa-
dc.contributor.authorRêgo, Elba Carla Maciel Santana-
dc.contributor.authorSantos, Amanda Sabina Borges dos-
dc.contributor.authorSantos, Diego Barros dos-
dc.contributor.authorMendonça, Érick Marcos-
dc.contributor.authorJesus, Fernanda Maria Santos Oliveira de-
dc.contributor.authorOliveira, Gabrielle Reis de-
dc.contributor.authorGomes, Glauco Ferreira-
dc.contributor.authorSantos, João Narciso Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Kait de Oliveira-
dc.contributor.authorCosta, Orlando Pereira-
dc.contributor.authorNeves, Paulo Henrique Reis-
dc.contributor.authorSilva, Viviane Matos-
dc.date.accessioned2020-06-08T19:49:51Z-
dc.date.available2020-06-08T19:49:51Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13492-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectColégio Estadual Armindo Guaranápor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)por
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe (UFS)por
dc.titleColégio Estadual Armindo Guaraná (SE): o ensino de História, seus dilemas e desafiospt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.description.resumoO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID, CAPES-UFS, 2018-2020) atuou no campo da História a partir de três eixos temáticos: 1 – Ensino de História e novas tecnologias; 2 – Produção de material didático sobre a história local e 3 – Direitos Humanos no espaço escolar. O enfoque foi dado, nessa apresentação, ao terceiro eixo que tratou, primordialmente, do direito à vida, direito à informação e violação dos direitos humanos. Para o desenvolvimento e uso de novas metodologias no ensino de História foi essencial o convívio no espaço escolar e as trocas de conhecimentos e experiências, promovidas pela equipe de bolsistas do PIBID, formada pela coordenadora, supervisora e graduandos de História, que atuaram em conjunto com os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Armindo Guaraná, São Cristóvão - SE. Buscou-se, na integração entre teoria e prática, refletir sobre a importância do ensino público brasileiro e em particular, sergipano, conhecer a legislação educacional nacional e local e discutir o papel do docente de História no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de Educação Básica, bem como propor e realizar atividades didático-pedagógicas inovadoras. Visto que as práticas docentes tradicionais são alvo de questionamentos, pois já não correspondem aos interesses de uma comunidade discente com acesso a internet e supostamente, mais informada. Diante desse quadro, fez-se necessário desenvolver metodologias ativas e experimentais, que aproximassem os alunos do fazer histórico na aquisição, valorização e produção de novos conhecimentos. A prática docente, assim, desenvolveu-se a partir da interação entre universidade e escola pública, almejando a formação crítica e reflexiva de uma nova geração de docentes e historiadores.pt_BR
dc.publisher.initialsDELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SEpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: PIBID História (São Cristóvão)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PIBID_Historia_ArmindoGuarana.pdf115,13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.