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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13492
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Colégio Estadual Armindo Guaraná (SE): o ensino de História, seus dilemas e desafios |
Autor(es): | Cardoso, Célia Costa Rêgo, Elba Carla Maciel Santana Santos, Amanda Sabina Borges dos Santos, Diego Barros dos Mendonça, Érick Marcos Jesus, Fernanda Maria Santos Oliveira de Oliveira, Gabrielle Reis de Gomes, Glauco Ferreira Santos, João Narciso Oliveira Santos, Kait de Oliveira Costa, Orlando Pereira Neves, Paulo Henrique Reis Silva, Viviane Matos |
Data do documento: | Fev-2020 |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID, CAPES-UFS, 2018-2020) atuou no campo da História a partir de três eixos temáticos: 1 – Ensino de História e novas tecnologias; 2 – Produção de material didático sobre a história local e 3 – Direitos Humanos no espaço escolar. O enfoque foi dado, nessa apresentação, ao terceiro eixo que tratou, primordialmente, do direito à vida, direito à informação e violação dos direitos humanos. Para o desenvolvimento e uso de novas metodologias no ensino de História foi essencial o convívio no espaço escolar e as trocas de conhecimentos e experiências, promovidas pela equipe de bolsistas do PIBID, formada pela coordenadora, supervisora e graduandos de História, que atuaram em conjunto com os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Armindo Guaraná, São Cristóvão - SE. Buscou-se, na integração entre teoria e prática, refletir sobre a importância do ensino público brasileiro e em particular, sergipano, conhecer a legislação educacional nacional e local e discutir o papel do docente de História no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de Educação Básica, bem como propor e realizar atividades didático-pedagógicas inovadoras. Visto que as práticas docentes tradicionais são alvo de questionamentos, pois já não correspondem aos interesses de uma comunidade discente com acesso a internet e supostamente, mais informada. Diante desse quadro, fez-se necessário desenvolver metodologias ativas e experimentais, que aproximassem os alunos do fazer histórico na aquisição, valorização e produção de novos conhecimentos. A prática docente, assim, desenvolveu-se a partir da interação entre universidade e escola pública, almejando a formação crítica e reflexiva de uma nova geração de docentes e historiadores. |
Palavras-chave: | Colégio Estadual Armindo Guaraná Ensino de história Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Parte de : | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13492 |
Aparece nas coleções: | PIBID História (São Cristóvão) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PIBID_Historia_ArmindoGuarana.pdf | 115,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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