Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1353
Tipo de Documento: Artigo
Título: Realizações palatalizadas de /t/ e de /d/: segmentos de contorno ou segmentos complexos? O caso de Sergipe
Autor(es): Souza Neto, Antônio Félix de
Data do documento: 2010
Abstract: As realizações palatalizadas de /t/ e de /d/, no português falado no Brasil, são, via de regra, formas alofônicas desses fonemas; não produzem, portanto, oposições fonológicas. Contudo, no subsistema do português falado em Sergipe, contextos fonológicos com ditongo do tipo [aj, ej, oj, uj] ou do tipo [ja, ju] adjacente podem criar ambiente para uma oposição entre as realizações palatalizadas e as realizações não palatalizadas. Assim, em contextos fonológicos com ditongo do tipo [aj, ej, oj, uj] ou do tipo [ja, ju]adjacente, as realizações palatalizadas de de /t/ e de /d/ levantam uma questão acerca de como elas podem ser interpretadas: segmentos de contorno ou segmentos complexos?
Palavras-chave: Fonologia
Língua portuguesa
Palatalização
Ditongos
Fala
ISSN: 1980-8879
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Citação: SOUZA NETO, A. F. Realizações palatalizadas de /t/ e de /d/: segmentos de contorno ou segmentos complexos? O caso de Sergipe. Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura, Itabaiana, v. 10, n. esp., p. 141-149, 2010. Disponível em: <http://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1237>. Acesso em: 06 nov. 2014.
Licença: Licença Creative Commons Attribution 3.0
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1353
Aparece nas coleções:DLEV - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RealizaçõesPalatalizadas.pdf207,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.