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Tipo de Documento: Dissertação
Título: O ensino de artes e o meio ambiente : diálogo interdisciplinar sobre os corpos hídricos de Monte Alegre de Sergipe/SE
Autor(es): Mendonça, Luciana Fonseca
Data do documento: 5-Mar-2020
Orientador: Oliveira, Alberlene Ribeiro de
Resumo: Os corpos hídricos no semiárido de Monte Alegre de Sergipe apresentam-se de forma dinâmica e complexa que comprometem a potabilidade da água destinada ao consumo humano e algumas espécies de animais. Neste interim, as degradações dos corpos hídricos culminam na contaminação das águas, tendo como principais fontes de poluição o esgoto (poluição orgânica), lixo (poluição por resíduos sólidos) e indústrias, cujos despejos são os mais poluentes, devido à presença de substâncias nocivas, além de outros problemas como o assoreamento. Nessa direção, a pesquisa teve como objetivo geral compreender os saberes e as vivências dos indivíduos a partir da contextualização dos problemas ambientais presentes nos corpos hídricos de Monte Alegre de Sergipe. Desse modo, delimitaram-se como lócus de investigação científica três corpos hídricos de Monte Alegre de Sergipe no Alto Sertão Sergipano. Para tanto, o método científico utilizado corresponde à fenomenologia tendo como base a abordagem qualitativa. Assim, com a intenção de promover a realização dos objetivos propostos, elegemos os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento e revisão bibliográfica; trabalho de campo - observações livres e participantes, caderneta de apontamentos (diário de campo), registros fotográficos, entrevistas semiestruturadas, cujo roteiro foi norteado pela compreensão e impressões dos indivíduos perante aos fenômenos ambientais presente nos corpos hídricos superficiais de Monte de Alegre de Sergipe; e a construção do produto técnico-didático, o site “Águas de Monte Alegre”. Para análise de dados temos como referência, a análise de conteúdo de Bardin (1977). Destarte, na perspectiva da ética, a pesquisa buscou promover um diálogo de construção de um saber ambiental e uma proposta de mudanças de comportamento dos indivíduos.
Abstract: The water bodies in the semi-arid region of Monte Alegre de Sergipe present themselves in a dynamic and complex way that compromise the potability of water intended for human consumption and some species of animals. In the meantime, the degradation of water bodies culminates in water contamination, with the main sources of pollution being sewage (organic pollution), garbage (pollution by solid waste) and industries, whose dumping is the most polluting, due to the presence of harmful substances , in addition to other problems such as silting. In this sense, the research had the general objective of understanding the knowledge and experiences of individuals from the context of the environmental problems present in the water bodies of Monte Alegre de Sergipe. Thus, three water bodies from Monte Alegre de Sergipe in Alto Sertão Sergipano were delimited as the locus of scientific investigation. For that, the scientific method used corresponds to phenomenology based on the qualitative approach. Thus, with the intention of promoting the achievement of the proposed objectives, we elected the following methodological procedures: survey and bibliographic review; fieldwork - free and participant observations, notebook (field diary), photographic records, semi-structured interviews, whose script was guided by the understanding and impressions of individuals before the environmental phenomena present in the superficial water bodies of Monte de Alegre de Sergipe; and the construction of the technical-didactic product, the “Águas de Monte Alegre” website. For data analysis we have as a reference, the content analysis of Bardin (1977). Thus, from the perspective of ethics, the research sought to promote a dialogue for the construction of environmental knowledge and a proposal for changes in the behavior of individuals.
Palavras-chave: Ciências ambientais
Educação ambiental
Poluição da água
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Monte Alegre de Sergipe(SE)
Corpos hídricos
Ética ambiental
Interdisciplinaridade
Water bodies
Environmental ethics
Interdisciplinarity
área CNPQ: OUTROS
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais
Citação: MENDONÇA, Luciana Fonseca. O ensino de artes e o meio ambiente : diálogo interdisciplinar sobre os corpos hídricos de Monte Alegre de Sergipe/SE. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13569
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