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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13585
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | A teoria da ação comunicativa como instrumento metodológico para compreender a educação ambiental |
Autor(es): | Viana, Rayane Rabelo Ferraz |
Data do documento: | 30-Jan-2020 |
Orientador: | Silva, Saulo Henrique Souza |
Resumo: | Esta dissertação teve por objetivo analisar os dilemas e desafios da Educação Ambiental Crítica, na perspectiva da Ação Comunicativa, como uma possibilidade para a emancipação do sujeito social. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal Maria Helena Nunes da Silva situada no Conjunto habitacional José Neves da Costa, município de Simão Dias- SE. Trata-se de um contexto detentor de inúmeras problemáticas socioambientais, dentre as quais está a contaminação do rio Caiçá que passa nas proximidades da escola em decorrência do descarte de dejetos pela própria comunidade, assim como a negligência pelo poder público quanto à criação de políticas públicas para a mitigação desse problema. O procedimento metodológico utilizado na pesquisa foi a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas, assim como se buscou respaldo teórico em Paulo Freire acerca da dialogicidade. Foram aplicados questionários e entrevistas aos educadores da unidade escolar e, posteriormente, realizou-se um percurso formativo, analisando os resultados de forma qualitativa a partir da análise pragmática dos atos de fala ilocucionários. Diante das análises, afirmamos a força esclarecedora que caracteriza os atos de fala a partir das interações linguísticas, compreendendo seu significado verbal a partir das intenções do falante, o que possibilita o entendimento do tipo de ação realizada. Portanto, o percurso formativo permitiu uma partilha intersubjetiva da linguagem dentro de um contexto específico que é o mundo da vida para a compreensão de questões políticas e pedagógicas inerentes à rotina de educadores ambientais. A síntese dessas construções favoreceu a criação de produtos educacionais, a saber: um Grupo de Estudos em Educação Ambiental Crítica (GEAC), uma carta manifesto e a elaboração de um Projeto Interdisciplinar em Educação Ambiental, passível de ser aplicado na escola e replicável em outras realidades. |
Abstract: | This dissertation aimed analyze the dilemmas and challenges Critical Environmental Education, from the perspective of Communicative Action, as a possibility for social subject emancipation. The locus of research is the Maria Helena Nunes da Silva Municipal School is located in José Neves da Costa housing estate, in the municipality of Simão Dias-SE. It is a context with many social and environmental problems, among which is the contamination of the Caiçá River that passes near the school, due to the disposal of waste by the community itself, as well as the neglect by the government regarding the creation public policies to mitigate this problem. The methodological procedure used was Habermas' Theory of Communicative Action, as well as theoretical support in Paulo Freire about dialogicity. Questionnaires and interviews were applied to the educators of the school and, afterwards, a training course was conducted, analyzing the results qualitatively from the pragmatic analysis of illocutionary speech acts. Given the analysis, we affirm the enlightening force that characterizes speech acts from linguistic interactions, understanding their verbal meaning from the speaker's intentions, which enables the understanding of the type of action performed. Therefore, the formative pathway enabled an intersubjective sharing of language within a specific context that is the world of life for the understanding of political and pedagogical issues inherent in the routine of environmental educators. The synthesis of these constructions favored the creation of educational products, namely: a Study Group on Critical Environmental Education (SGCEE), a manifest letter and the elaboration of an Interdisciplinary Project on Environmental Education, which can be applied at school and replicable in other realities. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Simão Dias (SE) Educação ambiental crítica Teoria da ação comunicativa Habermas Paulo Freire Critical environmental education Communicative action theory |
área CNPQ: | OUTROS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais |
Citação: | VIANA, Rayane Rabelo Ferraz. A teoria da ação comunicativa como instrumento metodológico para compreender a educação ambiental. 2020. 208 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13585 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ciências Ambientais |
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