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dc.contributor.authorAraújo, Izabella da Conceição-
dc.date.accessioned2020-08-28T19:30:33Z-
dc.date.available2020-08-28T19:30:33Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.citationARAÚJO, Izabella da Conceição. Conto de detetive: estratégias para trabalhar o conflito na narrativa. 2020. 154 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13597-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectContopor
dc.subjectAnálise do discurso narrativopor
dc.subjectJogos no ensino de língua portuguesapor
dc.subjectConflito da narrativapor
dc.subjectConto de detetivepor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectJogopor
dc.titleConto de detetive: estratégias para trabalhar o conflito na narrativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bruno, Alberto Roiphe-
dc.description.resumoO conflito gerador do enredo é um elemento essencial para a construção de uma narrativa literária, sendo aludido não só na Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Saeb, como também na Base Nacional Comum Curricular (2018) e no Currículo do estado de Sergipe. A habilidade de identificar o conflito desencadeador da trama e de entender sua função nas histórias poderá potencializar a capacidade de compreensão e de análise textual por parte dos alunos e impulsionar a produção de textos narrativos mais coerentes e complexos. Todavia, apesar ser um componente evidenciado nos documentos norteadores da educação para os anos iniciais, a presente pesquisa constatou que alunos dos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Arabela Ribeiro ainda têm deficiências quanto ao entendimento desse elemento. Por isso, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta intervencionista, a partir do gênero textual Conto Detetivesco, que possa minimizar as dificuldades dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de identificarem o conflito e sua função nas narrativas. A metodologia utilizada é de caráter teórico-intervencionista, dividindo-se em: revisão teórica, proposta de intervenção e análise de resultados. A atividade intervencionista está pautada na concepção de leitura sociointeracionista de Iser (1979), que envolve o autor, o texto e o leitor, em uma atividade lúdica (HUIZINGA, 2007), que visa ativar a criatividade e aguçar a percepção dos discentes durante o processo de produção de texto, e em questões de análise linguística/semiótica e subjetiva, que exploram o conhecimento acerca dos aspectos composicionais do texto e dá vazão ao horizonte de expectativas dos estudantes. Como principal base teórica, recorre-se aos preceitos da Estética da Recepção, de Jauss (1979), e à Teoria do Efeito Estético, de Iser (1979); às considerações de leitura de Solé (1998), Leffa (1996) e Freire (1992); às concepções de Cortázar (1993), Gotlib (1990), Poe (1976) e Moisés (1974) acerca da teoria do conto; às reflexões de Todorov (2003) e Reimão (1983) sobre a literatura policial/detetivesca; e Cosson (2009), teórico que discorre sobre o letramento literário. Dessa forma, os teóricos da literatura, assim como os que discutem as concepções de leitura e o aspecto didático-pedagógico do jogo, se entrelaçam neste trabalho, para que, por um lado, seja possível construir uma proposta intervencionista que considera o conhecimento de mundo dos alunos, e, por outro, desenvolva a percepção quanto aos aspectos composicionais e temáticos do texto literário.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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