Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13598
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAraújo, Izabella da Conceição-
dc.date.accessioned2020-08-28T19:43:59Z-
dc.date.available2020-08-28T19:43:59Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13598-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectContopor
dc.subjectAnálise do discurso narrativopor
dc.subjectJogos no ensino de língua portuguesapor
dc.subjectConflito da narrativapor
dc.subjectConto de detetivepor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectJogopor
dc.titleEntre conflitos e mistérios: como ensinar o conflito gerador do enredo? (sequência didática completa)pt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Bruno, Alberto Roiphe-
dc.description.resumoNesse Caderno Pedagógico, especificamente, buscamos desenvolver e apresentar uma Sequência Didática(SD) que ajude professores e estudantes a compreenderem melhor a função e a importância do conflito gerador da narrativa, um componente descrito na Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Saeb21, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)22 e em grande parte dos currículosestaduais. Para isso, teremos como base o gênero textual Conto de Detetive e utilizaremos recursos que vão além das atividades de leitura e compreensão de texto, como o audiovisual e o lúdico. A SD, direcionada principalmente às turmas do 9º ano do Ensino Fundamental Maior, foi dividida em seis etapas, que podem se adequar aos objetivos de cada professor: 1. Sondagem, 2. Motivação, 3. Leitura, compreensão e interpretação do Conto Detetivesco, 4. Jogo ―A Caixa de Mistérios e produção de texto‖, 5. Apresentação oral dos contos, 6. Teste de saída. Essa sequência de atividades visa não só desenvolver nos alunos e alunas a capacidade de identificar o conflito desencadeador do enredo, como também objetiva proporcionar uma experiência ampla de leitura e de análise linguística/semiótica. Além disso, os componentes enunciativo e subjetivo visam aguçar a percepção dos estudantes acerca do foco narrativo e das questões de gênero, como o papel da mulher nos contos estudados e suas reminiscências na atualidade.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Appears in Collections:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IZABELLA_CONCEICAO_ARAUJO-CadPedagogico.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.