Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13598
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Izabella da Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-28T19:43:59Z | - |
dc.date.available | 2020-08-28T19:43:59Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13598 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Conto | por |
dc.subject | Análise do discurso narrativo | por |
dc.subject | Jogos no ensino de língua portuguesa | por |
dc.subject | Conflito da narrativa | por |
dc.subject | Conto de detetive | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Jogo | por |
dc.title | Entre conflitos e mistérios: como ensinar o conflito gerador do enredo? (Sequência didática completa) | pt_BR |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bruno, Alberto Roiphe | - |
dc.description.resumo | Nesse Caderno Pedagógico, especificamente, buscamos desenvolver e apresentar uma Sequência Didática(SD) que ajude professores e estudantes a compreenderem melhor a função e a importância do conflito gerador da narrativa, um componente descrito na Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Saeb21, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)22 e em grande parte dos currículosestaduais. Para isso, teremos como base o gênero textual Conto de Detetive e utilizaremos recursos que vão além das atividades de leitura e compreensão de texto, como o audiovisual e o lúdico. A SD, direcionada principalmente às turmas do 9º ano do Ensino Fundamental Maior, foi dividida em seis etapas, que podem se adequar aos objetivos de cada professor: 1. Sondagem, 2. Motivação, 3. Leitura, compreensão e interpretação do Conto Detetivesco, 4. Jogo ―A Caixa de Mistérios e produção de texto‖, 5. Apresentação oral dos contos, 6. Teste de saída. Essa sequência de atividades visa não só desenvolver nos alunos e alunas a capacidade de identificar o conflito desencadeador do enredo, como também objetiva proporcionar uma experiência ampla de leitura e de análise linguística/semiótica. Além disso, os componentes enunciativo e subjetivo visam aguçar a percepção dos estudantes acerca do foco narrativo e das questões de gênero, como o papel da mulher nos contos estudados e suas reminiscências na atualidade. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
IZABELLA_CONCEICAO_ARAUJO-CadPedagogico.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.