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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13601
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | A emancipação ambiental a partir da pedagogia dialógica : o caso dos estudantes da Escola Municipal Professor Nilson Barreto Socorro |
Autor(es): | Hora, Uilson de Meneses |
Data do documento: | 18-Fev-2020 |
Orientador: | Silva, Saulo Henrique Souza |
Resumo: | A natureza vem sofrendo transformações diuturnamente para beneficiar a humanidade. Essas transformações têm impactado diretamente na vida e no planeta. O mal produzido para sustentar os padrões econômicos atinge diretamente o meio ambiente. Esse processo produz um consumismo desenfreado e ataca a sustentabilidade ambiental. Desta forma, ações contrárias a toda essa estrutura, surgem por manifestos e cobranças, principalmente das populações que mais sofrem com o processo de degradação em curso. Nessa direção, esta dissertação tem como objetivo produzir na Escola Municipal Professor Nilson Barreto Socorro, a importância da construção de paradigmas que respeitem a natureza, abordando os impactos socioambientais gerados pelo aumento dos resíduos sólidos, fruto do consumismo implantado pelas ações capitalistas. Os métodos de abordagem utilizados em nossas análises foram: o Materialismo Histórico e Dialético em consonância com a Ação Comunicativa de Habermas. A Investigação-Ação liga aos instrumentos e às técnicas de pesquisas utilizadas na construção do trabalho. Assim, alinha-se à visão qualitativa crítica ao estudo de caso, à coleta de dados, às entrevistas, ao levantamento bibliográfico e à análise do discurso. Dialeticamente, na perspectiva da construção do sujeito social emancipado em um ambiente sustentável, percorremos os caminhos da educação ambiental e da sustentabilidade a partir de uma reflexão sobre a escola, o rio e a lixeira. Defendemos que a escola e a comunidade devem passar por um processo de construção de sujeitos com vozes capazes de construírem racionalidades que evidenciem suas ações, o seu agir no entendimento da sustentabilidade ambiental, no qual a vida tenha mais importância do que o mero desenvolvimento econômico. Assim, o registro da luta dos moradores do povoado Morena, em prol de uma outra estrutura social, fica evidente no transcorrer deste trabalho. A partir da formação desse sujeito social emancipado, nasce o produto didático, fruto da produção de um teatro e de poesias. Além disso, foi organizado um livro de poesias e desenhos interpretativos produzidos pelos estudantes, apresentando-se como ferramentas dialógicas da emancipação ambiental pela perspectiva pedagógica. |
Abstract: | Nature has been undergoing transformations diuturnaly to benefit humanity. These transformations have had a direct impact on life and the planet. The harm produced to sustain economic standards directly affects the environment. This process produces unbridled consumerism and it attacks environmental sustainability. In this way, actions contrary to this whole structure, arise from manifests and demands, mainly from the populations that suffer most from the ongoing degradation process. In this sense, this dissertation aims to produce at the Municipal School Professor Nilson Barreto Socorro the importance of building paradigms that respect nature, addressing the socio-environmental impacts generated by the increase in solid waste, the result of consumerism implemented by capitalist actions. The approach methods used in our analyzes were: Historical and Dialectical Materialism in line with Habermas' Communicative Action. Action-Research links to the research instruments and techniques used in the construction of work. Thus, the critical qualitative view is aligned with the case study, data collection, interviews, bibliographic survey and discourse analysis. Dialectically, in the perspective of the construction of the social subject emancipated in a sustainable environment, we followed the paths of environmental education and sustainability from a reflection on the school, the river and the dumping ground. We defend that the school and the community must go through a process of building subjects with voices capable of building rationalities that show their actions, their actions in the understanding of environmental sustainability, in which life is more important than mere economic development. Thus, the record of the struggle of the inhabitants of Village Morena, in favor of another social structure is evident in the course of work. From the formation of this emancipated social subject, the didactic product was born as a result of the production of a theater and poetry. In addition, a book of poetry and interpretative drawings produced by the students were organized, presenting themselves as dialogical tools of environmental emancipation from the pedagogical perspective. |
Palavras-chave: | Meio ambiente Sustentabilidade Ética ambiental Proteção ambiental Escolas Ação social Emancipação do sujeito Ação comunicativa Environment Emancipation of the subject Sustainability Communicative action Environmental ethics |
área CNPQ: | OUTROS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais |
Citação: | HORA, Uilson de Meneses. A emancipação ambiental a partir da pedagogia dialógica : o caso dos estudantes da Escola Municipal Professor Nilson Barreto Socorro. 2020. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13601 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ciências Ambientais |
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