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dc.contributor.authorLima, Joyce dos Santos-
dc.date.accessioned2020-09-01T21:09:13Z-
dc.date.available2020-09-01T21:09:13Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationLIMA, Joyce dos Santos. Ah! amada Amanda: a contação de história como subsídio para trabalhar a supressão da consoante nasal em posição de coda silábica. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissonal em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13615-
dc.description.abstractIf in writing we generally observe particular elements of speech, in the literacy process this influence is even more evident. This transposition between different codes implies orthographic variation that take time to be remedied and may even incur fossilization. Therefore, teachers should be aware of the interference of speech in writing in the literacy process. In this perspective, this research report addresses the most incident phonological processes in the early grades of elementary school, in particular, the suppression of the nasal in syllable code position at the beginning of the written language acquisition process. The study and the resulting practice took place at Dom Pedro II Municipal School, located in Pedra Branca Village, Laranjeiras / SE, in the 1st year of elementary school. The work, in general terms, comprises: (1) an entrance test, which helped us to identify recurrent errors, (2) an intervention activity and (3) an exit test that aimed to verify if the strategies used were successful, positive for student literacy. The first step, which consisted of a visual dictation, showed that, in general, students still did not distinguish between oral or nasal vowels. The second stage, then, engaged in a sequence of activities that included the preparation of a book illustrated by the students and a game called Trilha, trilando. The third stage had an similar activity to the entrance test and we could verify that there was a considerable improvement in the spelling of words that has nasal in final syllable position. We are supported by the guiding documents of education in Brazil, such as the BNCC and NCPs and authors such as Magda Soares (2008) to address literacy and literacy and Scliar Cabral (2003), Cagliari (2009), Lamprecht (2009), Cristofaro- Silva (2011), among others, to deal with phonological issues. We realized that storytelling followed by playful activities are important strategies for the approaching of language issues that emerge daily in classrooms. The present work collaborated with the phonological awareness of children and intends to arouse in teachers the importance of considering orality in the literacy process.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectFonologiapor
dc.subjectNasalidadepor
dc.subjectFonéticapor
dc.subjectArte de contar história na educaçãopor
dc.subjectSergipepor
dc.subjectConsciência fonológicapor
dc.subjectNasal em coda silábicapor
dc.subjectContação de históriapor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectPhonological awarenesseng
dc.subjectSyllable codaeng
dc.subjectStorytellingeng
dc.titleAh! amada Amanda: a contação de história como subsídio para trabalhar a supressão da consoante nasal em posição de coda silábicapt_BR
dc.title.alternativeAh! Amada Amanda : storytelling as a subsidy for working the nasal consonant suppression in silabic code positioneng
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Vanessa Gonzaga-
dc.description.resumoSe na escrita, de modo geral, observamos elementos particulares da fala, no processo de alfabetização essa influência é ainda mais evidente. Essa transposição entre códigos distintos implica em desvios ortográficos que levam tempo para serem sanados, podendo mesmo incorrer na fossilização. Sendo assim, os professores devem estar atentos as interferências da fala na escrita no processo de letramento. Nesta perspectiva, o presente relatório de pesquisa aborda os processos fonológicos mais incidentes nas séries iniciais do ensino fundamental, em especial, a supressão da nasal em posição de coda silábica no início do processo de aquisição da linguagem escrita. O estudo e a decorrente prática aconteceram na Escola Municipal Dom Pedro II, localizada no Povoado Pedra Branca, município de Laranjeiras/SE, no 1° ano do ensino fundamental. O trabalho, em linhas gerais, compreende: (1) um teste de entrada, que nos auxiliou a identificar os erros recorrentes, (2) uma atividade de intervenção e um (3) teste de saída que visou verificar se as estratégias utilizadas tiveram resultado positivo para o letramento dos alunos. A primeira etapa que consistiu em um ditado visual, apurou que, no geral, os alunos ainda não faziam distinção entre vogais orais ou nasais. A segunda etapa, então, se ocupou de realizar uma sequência de atividade que contemplaram a confecção de um livro ilustrado pelos alunos e um jogo chamado Trilhado, trilhando. A terceira etapa contou com uma atividade semelhante ao teste de entrada e pudemos apurar que houve uma considerável melhora na grafia de palavras que tem nasal em posição final de sílaba. Estamos apoiados nos documentos norteadores da educação no Brasil, a exemplo da BNCC e PCNs e em autores como Magda Soares (2008) para tratar de alfabetização e letramento e Scliar Cabral (2003), Cagliari (2009), Lamprecht (2009), Cristófaro-Silva (2011), dentre outros, para lidar das questões fonológicas. Apuramos que a contação de história casada a atividades lúdicas são importantes estratégias para a abordagem de questõeslinguísticas que emergem diariamente nas salas de aula. O presente trabalho colaborou com a conscientização fonológica das crianças e pretende despertar nos professores a importância de considerar a oralidade no processo de letramento.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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