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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Joyce dos Santos-
dc.date.accessioned2020-09-01T22:24:46Z-
dc.date.available2020-09-01T22:24:46Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13616-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAh! Amada Amanda : a contação de história como subsídio para trabalhar o apagamento da consoante nasal em posição de coda silábicapt_BR
dc.subjectCaderno pedagógicopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectConsciência fonológicapor
dc.subjectNasal em coda silábicapor
dc.subjectContação de históriapor
dc.titleAh! Amada Amanda: a contação de história como subsídio para trabalhar o apagamento da consoante nasal em posição de coda silábica (Caderno pedagógico)pt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Vanessa Gonzaga-
dc.description.resumoEste caderno pedagógico, contém dicas, sugestões e algumas considerações acerca de alfabetização, letramento e parte do processo que envolve a aquisição da linguagem escrita por crianças das séries iniciais. Desenvolvido a partir do Mestrado profissional em letras em rede (PROFLETRAS) e com o objetivo de subsidiar o trabalho do professor alfabetizador no que diz respeito ao apagamento da consoante nasal em posição de coda silábica, este material, apresenta uma proposta didática que visa o desenvolvimento da habilidade de consciência fonológica de forma lúdica, a fim de tornar a escolarização nessa etapa do desenvolvimento prazerosa. O trabalho apresentado foi desenvolvido com 13 crianças do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dom Pedro II, no povoado Pedra Branca no município de Laranjeiras, interior sergipano. A partir de uma atividade denominada ditado visual encontramos uma alta incidência de apagamentos das consoantes M e N em final de sílaba. De início aplicamos essa atividade na série mencionada e logo ampliamos a investigação para as séries posteriores (5º ao 9º). Para nossa surpresa encontramos o mesmo fenômeno nas produções destas séries. Desse modo, resolvemos aplicar uma atividade de intervenção que sanasse ou ao menos diminuísse esses erros. Foi então que surgiu a ideia da produção de um livro infantil que servisse de apoio para uma série de atividades a exemplo do jogo Trilhado, trilhando. Acreditamos que um trabalho de consciência fonológica atrelado à prática docente nas séries iniciais facilite a aquisição da linguagem escrita e é com esse propósito que esperamos que você, caro professor, faça bom uso desse material.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

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