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Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título: Ah! Amada Amanda: a contação de história como subsídio para trabalhar o apagamento da consoante nasal em posição de coda silábica (Caderno pedagógico)
Autor(es): Lima, Joyce dos Santos
Data do documento: 2020
Orientador: Nunes, Vanessa Gonzaga
Resumo: Este caderno pedagógico, contém dicas, sugestões e algumas considerações acerca de alfabetização, letramento e parte do processo que envolve a aquisição da linguagem escrita por crianças das séries iniciais. Desenvolvido a partir do Mestrado profissional em letras em rede (PROFLETRAS) e com o objetivo de subsidiar o trabalho do professor alfabetizador no que diz respeito ao apagamento da consoante nasal em posição de coda silábica, este material, apresenta uma proposta didática que visa o desenvolvimento da habilidade de consciência fonológica de forma lúdica, a fim de tornar a escolarização nessa etapa do desenvolvimento prazerosa. O trabalho apresentado foi desenvolvido com 13 crianças do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dom Pedro II, no povoado Pedra Branca no município de Laranjeiras, interior sergipano. A partir de uma atividade denominada ditado visual encontramos uma alta incidência de apagamentos das consoantes M e N em final de sílaba. De início aplicamos essa atividade na série mencionada e logo ampliamos a investigação para as séries posteriores (5º ao 9º). Para nossa surpresa encontramos o mesmo fenômeno nas produções destas séries. Desse modo, resolvemos aplicar uma atividade de intervenção que sanasse ou ao menos diminuísse esses erros. Foi então que surgiu a ideia da produção de um livro infantil que servisse de apoio para uma série de atividades a exemplo do jogo Trilhado, trilhando. Acreditamos que um trabalho de consciência fonológica atrelado à prática docente nas séries iniciais facilite a aquisição da linguagem escrita e é com esse propósito que esperamos que você, caro professor, faça bom uso desse material.
Palavras-chave: Caderno pedagógico
Alfabetização
Consciência fonológica
Nasal em coda silábica
Contação de história
Parte de : Ah! Amada Amanda : a contação de história como subsídio para trabalhar o apagamento da consoante nasal em posição de coda silábica
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13616
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

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