Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13616
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título: | Ah! Amada Amanda: a contação de história como subsídio para trabalhar o apagamento da consoante nasal em posição de coda silábica (Caderno pedagógico) |
Autor(es): | Lima, Joyce dos Santos |
Data do documento: | 2020 |
Orientador: | Nunes, Vanessa Gonzaga |
Resumo: | Este caderno pedagógico, contém dicas, sugestões e algumas considerações acerca de alfabetização, letramento e parte do processo que envolve a aquisição da linguagem escrita por crianças das séries iniciais. Desenvolvido a partir do Mestrado profissional em letras em rede (PROFLETRAS) e com o objetivo de subsidiar o trabalho do professor alfabetizador no que diz respeito ao apagamento da consoante nasal em posição de coda silábica, este material, apresenta uma proposta didática que visa o desenvolvimento da habilidade de consciência fonológica de forma lúdica, a fim de tornar a escolarização nessa etapa do desenvolvimento prazerosa. O trabalho apresentado foi desenvolvido com 13 crianças do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dom Pedro II, no povoado Pedra Branca no município de Laranjeiras, interior sergipano. A partir de uma atividade denominada ditado visual encontramos uma alta incidência de apagamentos das consoantes M e N em final de sílaba. De início aplicamos essa atividade na série mencionada e logo ampliamos a investigação para as séries posteriores (5º ao 9º). Para nossa surpresa encontramos o mesmo fenômeno nas produções destas séries. Desse modo, resolvemos aplicar uma atividade de intervenção que sanasse ou ao menos diminuísse esses erros. Foi então que surgiu a ideia da produção de um livro infantil que servisse de apoio para uma série de atividades a exemplo do jogo Trilhado, trilhando. Acreditamos que um trabalho de consciência fonológica atrelado à prática docente nas séries iniciais facilite a aquisição da linguagem escrita e é com esse propósito que esperamos que você, caro professor, faça bom uso desse material. |
Palavras-chave: | Caderno pedagógico Alfabetização Consciência fonológica Nasal em coda silábica Contação de história |
Parte de : | Ah! Amada Amanda : a contação de história como subsídio para trabalhar o apagamento da consoante nasal em posição de coda silábica |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13616 |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOYCE_SANTOS_LIMA-Caderno_Pedagogico.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.