Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13623
Tipo de Documento: | Sequência didática |
Título: | Metaforizando: sequência de atividades com canções de empoderamento feminino |
Autor(es): | Lima, Roberta Brito |
Data do documento: | 2020 |
Orientador: | Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza |
Resumo: | Esta sequência de atividades (SA), que compreende um conjunto de tarefas interativas, é resultado de uma pesquisa realizada com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais entre o período de 2018 e 2019. No âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, esta SA se configura como um produto educacional, que para o público docente passa a representar mais uma ferramenta pedagógica quando da necessidade de mediar atividades de leitura crítica em sala de aula. Neste instrumental propomos uma sequência de atividades que tem como finalidade estimular a criticidade dos discentes a partir do aprimoramento de habilidades leitoras, via metáforas, em um gênero discursivo muito presente no cotidiano dos estudantes: a letra de canção. Além de explorarmos o gênero citado, delimitamos a temática das canções, a fim de provocar nos adolescentes momentos de reflexão acerca da realidade social a sua volta, quando selecionamos músicas que veiculam mensagens de empoderamento da figura feminina. É importante lembrar que conceituados exames externos, como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) e internos como o SAEBE – Prova Brasil – nos dão um termômetro da realidade/posição do Brasil no tocante aos desempenhos de nossos jovens estudantes. Um dos critérios do renomado exame PISA, por exemplo, é justamente o nível de leitura e interpretação, para o qual nosso país demonstra ainda real necessidade de se erguer. Dito isto, dada a característica replicável da nossa SA, com essas atividades, professor/professora, você poderá trabalhar um tema de relevância social – de forma lúdica, por meio de jogo interativo, debates e ações cidadãs – e estimular os níveis de leitura e interpretabilidade dos estudantes, consequentemente contribuindo para a ampliação de repertório cultural da sua turma. Em relação à estrutura, a SA encontra-se estrategicamente organizada em uma seção teórica, que fundamenta a abordagem de leitura escolhida para esta pesquisa, seguida de uma sondagem e quatro atividades, que se configuram como experiências de práticas sociais de linguagem. Esperamos que ao final desta leitura você tenha encontrado mais uma forma de contribuir para a reflexão cidadã de seus estudantes e esteja disposto(a) a mergulhar na prazerosa tarefa de trilhar com sua(s) turma(s) o percurso do Metaforiz(ANDO). |
Palavras-chave: | Sequência didática Metáforas Implícitos Letras de canção Letramento crítico Empoderamento feminino |
Parte de : | Metáforas, implícitos e o lúdico em canções de empoderamento feminino : uma proposta de letramento crítico para o 9º ano |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13623 |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROBERTA_BRITO_LIMA-Sequencia_Didatica.pdf | 2,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.