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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Pedagogia da alternância e ensino de química na EFAL em Japoatã/SE : desafios e possibilidades no estudo da água como fonte de vida
Autor(es): Borges, Sergio Cardoso
Data do documento: 2-Mar-2020
Orientador: Rocha, Florisvaldo Silva
Resumo: Esta dissertação tem como tema “Atividade de Retorno da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Ladeirinhas “A”, em Japoatã/SE e o ensino de química: Desafios e possibilidades”. A Pedagogia da Alternância (PA) se apresenta como metodologia pedagógica no contexto da educação do campo. O objetivo deste estudo é refletir sobre atitudes que estejam focadas na qualidade da água no ambiente de convívio da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas “A” (EFAL) e nas comunidades dos(as) alternantes, através da Atividade de Retorno do 1º Plano de Estudo do 2º ano, tomando como referência a disciplina de química, por meio da PA. O local da pesquisa foi a Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, situada no povoado Ladeirinhas “A”, no município de Japoatã/SE. O caminho metodológico foi percorrido com base no método dialético, em que adotamos a abordagem de pesquisa qualitativa na modalidade de pesquisa participante. Para a coleta de dados, foram escolhidos os seguintes instrumentos: análise de documentos escolares, observação participante com registro escrito e gravados em áudio visual do Plano de Formação (PF) do(a) alternante, da construção do Plano de Estudo (PE), da Colocação em Comum (CC) do Plano de Estudo; da Atividade de Retorno (AR) e observação participante com registros gravados em áudio visual de duas rodas de conversa; visitas e oficinas com os(as) alternantes, análise do registro final da Atividade de Retorno do(a) alternante, anotações em diário de campo. Os dados gerados, no decorrer da apuração entre a teoria e a prática pedagógica, foram definidos pelos documentos escolares, observação participante dos instrumentais da pedagogia da alternância, filmagens e anotações do diário de campo. Os dados viabilizaram reflexões críticas sobre a metodologia da PA, a vivência dos instrumentos da PA, o ensino no contexto da PA, a questão da interdisciplinaridade na PA e a aprendizagem e atitude dos(as) alternantes. A organização dos dados, deu-se por meio dos eixos: qualidade da água, Atividade de Retorno e ensino de química nas práticas pedagógicas. No decurso do 1° Plano de Estudo do 2ºano, “Agroecossistemas: Terra e água, fonte de vida; preservação e conservação do meio ambiente” com foco na AR, foi revelado fragilidades da prática da metodologia da PA na EFAL, comprometendo o desafio da formação dos(as) alternantes e sua contribuição comunitária, contudo, se, oportunizadas as possibilidades de mudanças paradigmáticas, poderão promover uma contribuição efetiva na formação humanista dos(as) alternantes e, na busca de qualidade de vida, de, e em suas comunidades na região do Baixo São Francisco no Estado de Sergipe.
Abstract: This dissertation has the theme "Return Activity of Pedagogy of Alternation at Escola Família Agrícola de Ladeirinhas" A ", in Japoatã / SE and the teaching of chemistry: Challenges and possibilities". Pedagogy of Alternation (PA) presents itself as a pedagogical methodology in the context of rural education. The aim of this study is to reflect on attitudes that are focused on water quality in the living environment of the Escola Família Agrícola de Ladeirinhas “A” (EFAL) and in the communities of the alternates, through the Return Activity of the 1st Study Plan of the 2nd year, taking as a reference the discipline of chemistry, through the PA. The research site was the Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, located in the village Ladeirinhas “A”, in the municipality of Japoatã / SE. The methodological path was followed based on the dialectical method, in which we adopt the qualitative research approach in the participatory research modality. For data collection, the following instruments were chosen: analysis of school documents, participant observation with written record and recorded in audio visual of the Alternate's Training Plan (PF), of the construction of the Study Plan (PE), the Placing in Common (CC) of the Study Plan; Return Activity (AR) and participant observation with recorded audio visual records of two conversation wheels; visits and workshops with the alternators, analysis of the final record of the Alternate's Return Activity, notes in a field diary. The data generated, during the verification between the theory and the pedagogical practice, were defined by the school documents, participant observation of the instruments of alternation pedagogy, filming and notes from the field diary. The data enabled critical reflections on the AP methodology, the experience of AP instruments, teaching in the context of AP, the issue of interdisciplinarity in AP and the learning and attitude of the alternates. The organization of data took place through the axes: water quality, Return Activity and teaching chemistry in pedagogical practices. During the 1st Study Plan of the 2nd year, “Agroecosystems: Earth and water, source of life; preservation and conservation of the environment ”with a focus on RA, weaknesses in the practice of AP methodology at EFAL were revealed, compromising the challenge of training alternates and their community contribution, however, if the opportunities for paradigmatic changes were made possible, they will be able to promote an effective contribution in the humanist formation of the alternates and, in the search of quality of life, of, and in their communities in the region of Baixo São Francisco in the State of Sergipe.
Palavras-chave: Meio ambiente
Ciências ambientais
Qualidade da água
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Pedagogia da alternância
Atividade de retorno
Interdisciplinaridade
Pedagogy of alternation
Return activity
Water quality
Interdisciplinarity
área CNPQ: OUTROS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais
Citação: BORGES, Sergio Cardoso. Pedagogia da alternância e ensino de química na EFAL em Japoatã/SE: desafios e possibilidades no estudo da água como fonte de vida. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13647
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