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Document Type: Dissertação
Title: Projeto Sala Verde em Sergipe : contribuindo com a construção do sujeito ecológico
Authors: Hora, Elane Avarenga Oliveira
Issue Date: 18-Feb-2020
Advisor: Batista, Rosana de Oliveira Santos
Resumo : A história humana, principalmente a partir da segunda fase do sistema econômico capitalista industrial, no século XVIII, demonstrou que a sociedade de consumo passou a pensar o sistema natureza, enquanto recurso econômico e não mais como riqueza natural. Numa relação de dominação, o homem vem exaurindo e dilapidando a natureza como se esses “recursos” fossem inesgotáveis, demonstrando, sobremaneira, a dicotomia entre homem e natureza, causando impactos ambientais, dando sinais de (in)sustentabilidade. Diante desse contexto, as nações do mundo, a partir das Conferências da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972, na cidade de Estocolmo, começaram a definir os rumos e práticas dessa sociedade insustentável, reconhecendo a Educação Ambiental como o elemento crítico para o combate à crise ambiental no mundo. Nessa direção, o Projeto Sala Verde do Ministério do Meio Ambiente, enquanto política pública de Educação Ambiental surge como possibilidade para a gestão ambiental municipal, a fim de fomentar a educação ambiental. Nesse sentido, nesta pesquisa buscou-se analisar a contribuição do Projeto Sala Verde na educação ambiental em Sergipe para a construção do sujeito ecológico, mediante a construção de Novas Salas Verdes. Consideramos que a existência de uma articulação por meio de acordo de cooperação entre o governo federal e estadual, tem contribuído com o avanço significativo de políticas públicas ambientais, em escala municipal de Sergipe, mobilizadas através de reuniões de divulgação, reunião de apoio pedagógico, curso de Educação à Distância e momento presencial para construção de novas salas verdes. Assim, a pesquisa trouxe enquanto questão central a reflexão sobre a eficiência do Projeto Sala Verde, enquanto política de Educação Ambiental, no processo de sensibilização do Sujeito Ecológico. O método que a orientou foi pautado nas análises dialéticas, o caminho metodológico na abordagem quali-quantitativa, com técnicas de coleta dos dados, a partir de pesquisa documental, bibliográfica, observação simples, entrevistas semiestruturadas e questões norteadoras. A metodologia utilizada na pesquisa de intervenção foram Oficinas Pedagógicas para a formação continuada dos gestores ambientais municipais das Novas Salas Verdes em Sergipe. Dessa forma, em nossas considerações finais, ponderamos que 30% dos gestores das Novas Salas Verdes são sujeitos ecológicos, pois se identificam com o ideário ecológico e que, portanto, assumiram os valores ecológicos em suas vidas sendo sujeitos da ação socioambiental, e acreditam na possibilidade de mudanças coletivas, sociais e planetárias para um novo patamar societário. Denotando partilharem da corrente de Educação Ambiental crítica politizando a problemática socioambiental em sua complexidade, entendendo que a participação social e o exercício da cidadania são práticas indissociáveis da educação ambiental, buscando a autonomia e liberdades humanas em sociedade redefinindo o modo como nos relacionamos com a nossa espécie, com as demais espécies e com o planeta. E enquanto educadores ambientais em suas práticas pedagógicas disseminam, estimulam e sensibilizam para a construção de uma conscientização acerca dos ideais ecológicos, justamente contribuindo para a formação de uma atitude ecológica e, consequentemente, para a formação do sujeito ecológico nos municípios sergipanos. E como produto final dessa dissertação, foi elaborada uma Cartilha Eletrônica de Educação Ambiental para os municípios, com a proposta do Projeto Sala Verde em Sergipe e os demais municípios sergipanos.
Abstract: Human history, mainly from the second phase of the industrial capitalist economic system, in the 18th century, demonstrated that the consumer society started to think of the nature system, as an economic resoure and no longer as natural wealth. In a relationship of domination, man has been exhausting and dilapidating nature as if these “resources” were inexhaustible, demonstrating, above all, the dichotomy between man and nature, causing environmental impacts, giving signs of (in) sustainability. In this context, the nations of the world, starting with the United Nations Conferences on the Human Environment, in 1972, in Stockholm, began to defines the directions and practices of this unsustainable society, recognizing Environmental Education as the element critical in combating the environmental crisis in the world. In this sense, the Sala Verde Project of the Ministry of the Environment, as a public policy on Environmental Education, emerges as a possibility for municipal environmental management in order to promote environmental education. In this sense, this research sought to analyze the contribution of the Sala Verde Project in environmental education in Sergipe for the construction of the ecological subject, through the construction of New Green Rooms. We believe that the existence of an articulation through a cooperation agreement between the federal and state government, hás contributed to the sifnificant advance of public environmental policies, at the municipal scale of Sergipe, mobilized through dissemination meetings, pedagogical support meeting, course Distance Education and face-to-face moment for the construction of New Green Rooms. Thus, the research brought as a central question the reflection on the efficiency of the Sala Verde Project, as an Environmental Education policy, in the process of raising awareness of the Ecological Subject. The method that guided it was based on dialectical analyzes, the methodological path in the qualitative and quantitative approach, with date collection techniques, based on documentary, bibliographic research, simple observation, semi-structured interviews and guiding questions. The methodology used in the intervention research was Pedagogical Workshops for the continuous training of municipal environmental managers of the New Green Rooms in Sergipe. Thus, in our final considerations, we consider that 30% of the managers of the New Green Rooms are ecological subjects, because they identify with the ecological ideal and that, therefore, they assumed the ecological values in their lives being subjects of sócio-environmental action, and believe in possibility of collective, social and planetary changes to a new corporate level. Denoting that they share the critical Environmental Education chain, politicizing the sócioenvironmental problem in its complexity, understanding that social participation and the exercise of citizenship are inseparable practices of environmental education, seeking autonomy and human freedoms in society, redefining the way we relate to our own. Species, with other species and with the planet. And while environmental educators in their pedagogical practices disseminate, stimulate and raise awareness to buld awareness of ecological ideals, precisely contributing to the formation of an ecological attitude and, consequently, to the formation of the ecological subject in Sergipe’s municipalities. And as na end product of this dissertation, an Electronic Environmental Education Primer was prepared for the municialities, with the proposal of the Sala Verde Project in Sergipe and the other Sergipe municipalities.
Keywords: Ciências ambientais
Educação ambiental
Movimento ecológico
Projeto Sala Verde
Sociedade e natureza
Sujeito ecológico
Environmental education
Green room project
Society and nature
Ecological subject
Subject CNPQ: OUTROS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Citation: HORA, Elane Avarenga Oliveira. Projeto sala verde em Sergipe : contribuindo com a construção do sujeito ecológico. 2020. 215 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13648
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ciências Ambientais

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