Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13742
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Gamificação na sala de aula de língua inglesa |
Autor(es): | Dantas Júnior, José Roberto Macêdo |
Data do documento: | 25-Ago-2020 |
Orientador: | Nascimento, Ana Karina de Oliveira |
Resumo: | Os métodos de ensino atuais utilizados na educação escolar, sobretudo na disciplina de inglês, têm sido alvo de críticas há algum tempo, por serem considerados desmotivadores. Assim, a gamificação surge como uma possibilidade de inovação para a sala de aula, motivando o aluno como se este estivesse fazendo parte de um jogo. O presente estudo teve como objetivo principal analisar os efeitos da gamificação no ensino de língua inglesa em uma turma do ensino fundamental de uma escola pública. Para o seu desenvolvimento, contou-se com pesquisa bibliográfica com base em McGonigal (2011); Cosme e Nascimento (2013); e Becker e Nicholson (2016), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa-ação de caráter descritivo e qualitativo, com alguns traços de pesquisa quantitativa. O estudo ocorreu através da regência de aulas utilizando características inerentes de jogos para gamificar estas aulas, além de questionários aplicados antes e após o período de aulas. O primeiro questionário foi aplicado com o intuito de avaliar a familiaridade dos alunos com jogos e suas expectativas para as aulas. Os dois questionários posteriores foram aplicados visando a perceber como as aulas foram avaliadas pelos alunos; e, pela professora daquela turma que teve suas aulas gamificadas. Com base nos resultados obtidos a partir da regência das aulas e da análise dos questionários, pôde-se perceber que a gamificação, no geral, trouxe resultados positivos, uma vez que a grande maioria da turma se mostrou mais motivada a cumprir com as atividades em sala de aula, mas houve também pontos negativos, tais como alguns alunos que não fizeram atividades nem quando foi dada uma segunda chance. |
Palavras-chave: | Letras estrangeiras Ensino de inglês Ingês Didática |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DLES - Departamento de Letras Estrangeiras – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Dantas Júnior, José Roberto Macedo. Gamificação na sala de aula de língua inglesa. São Cristóvão, 2020. Monografia (licenciatura em Letras Português-Inglês) – Departamento de Letras Estrangeiras, Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13742 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jose_Roberto_Macedo_Dantas_Juunior.pdf | 275,04 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.