Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13742
Document Type: Monografia
Title: Gamificação na sala de aula de língua inglesa
Authors: Dantas Júnior, José Roberto Macedo
Issue Date: 25-Aug-2020
Advisor: Nascimento, Ana Karina de Oliveira
Resumo : Os métodos de ensino atuais utilizados na educação escolar, sobretudo na disciplina de inglês, têm sido alvo de críticas há algum tempo, por serem considerados desmotivadores. Assim, a gamificação surge como uma possibilidade de inovação para a sala de aula, motivando o aluno como se este estivesse fazendo parte de um jogo. O presente estudo teve como objetivo principal analisar os efeitos da gamificação no ensino de língua inglesa em uma turma do ensino fundamental de uma escola pública. Para o seu desenvolvimento, contou-se com pesquisa bibliográfica com base em McGonigal (2011); Cosme e Nascimento (2013); e Becker e Nicholson (2016), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa-ação de caráter descritivo e qualitativo, com alguns traços de pesquisa quantitativa. O estudo ocorreu através da regência de aulas utilizando características inerentes de jogos para gamificar estas aulas, além de questionários aplicados antes e após o período de aulas. O primeiro questionário foi aplicado com o intuito de avaliar a familiaridade dos alunos com jogos e suas expectativas para as aulas. Os dois questionários posteriores foram aplicados visando a perceber como as aulas foram avaliadas pelos alunos; e, pela professora daquela turma que teve suas aulas gamificadas. Com base nos resultados obtidos a partir da regência das aulas e da análise dos questionários, pôde-se perceber que a gamificação, no geral, trouxe resultados positivos, uma vez que a grande maioria da turma se mostrou mais motivada a cumprir com as atividades em sala de aula, mas houve também pontos negativos, tais como alguns alunos que não fizeram atividades nem quando foi dada uma segunda chance.
Keywords: Letras estrangeiras
Ensino de inglês
Ingês
Didática
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DLES - Departamento de Letras Estrangeiras – São Cristóvão - Presencial
Citation: Dantas Júnior, José Roberto Macedo. Gamificação na sala de aula de língua inglesa. São Cristóvão, 2020. Monografia (licenciatura em Letras Português-Inglês) – Departamento de Letras Estrangeiras, Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13742
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jose_Roberto_Macedo_Dantas_Juunior.pdf275,04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.