Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13747
Document Type: Monografia
Title: O uso de memes nas aulas de inglês : ressignificando as leituras na sala de aula da escola pública
Authors: Nunes, Thainá Melo
Issue Date: 23-Aug-2020
Advisor: Nascimento, Ana Karina de Oliveira
Resumo : Considerando o papel imprescindível dos memes na vida da sociedade contemporânea, esta pesquisa tem como principal objetivo analisar a utilização de memes nas aulas de inglês de uma escola pública da capital de Sergipe, assumindo-o como uma forma de texto multimodal. Para isso, este trabalho se baseia em Boa Sorte (2019), Dawkins (1976) e Lankshear e Knobel (2007) para entender o conceito de memes e multiletramentos. A metodologia desta pesquisa é prática com abordagem qualitativa, partindo dos princípios da etnografia. O estudo se deu a partir da regência de aulas de inglês que tinham como foco trabalhar com memes a partir da sua multimodalidade, contando ainda com a aplicação de dois questionários, sendo o prévio para obter informações sobre a relação dos alunos com a língua, as tecnologias digitais e os memes. O último questionário, aplicado após o período de regência, buscou investigar como os alunos se sentiram ao trabalhar com memes nas aulas de inglês. A partir dos resultados alcançados através do período de aulas, além da análise dos questionários, pude perceber que memes podem ser trabalhados em uma aula de inglês mesmo que não tenhamos (infelizmente) acesso à internet e a smartphones na sala. Além disso, como as turmas são heterogêneas e únicas, apesar de, muitas vezes, encaixarmos os alunos de escola pública em uma só “caixinha”, não é possível prever de que forma esses memes serão vistos e analisados por eles já que, mesmo com o planejamento, é normal que o imprevisível aconteça.
Keywords: Letras estrangeiras
Ensino de inglês
Inglês
Memes
Multiletramentos
Letramento informacional
Escolas públicas
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DLES - Departamento de Letras Estrangeiras – São Cristóvão - Presencial
Citation: Nunes, Thainá Melo. O uso de memes nas aulas de inglês: ressignificando as leituras na sala de aula da escola pública. São Cristóvão, 2020. Monografia (licenciatura Letras Português-Inglês) – Departamento de Letras Estrangeiras, Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13747
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thainna_Melo_Nunes.pdf258,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.