Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1376
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Criatividade e inovação: um estudo experimental sobre a mensuração da originalidade e da completude em tomada de decisão
Authors: Dacorso, Antônio Luiz Rocha
Yu, Abraham Sin Oih
Silva, Maria Conceição Melo
Araujo, Gracyanne Freire de
Issue Date: Sep-2010
Abstract: A criatividade da decisão estratégica depende principalmente do processo e da competência daqueles que participam dela. Gerar alternativas originais e viáveis é uma etapa fundamental do processo de tomada de decisão, responsável em grande parte pela qualidade almejada. Entretanto, as pesquisas sobre geração de alternativas têm indicado consistentemente que as pessoas não são eficientes nessa atividade. Buscando-se as explicações para esse fato surgiram lacunas na literatura sobre a geração de alternativas que serviram de inspiração para o presente estudo. O objetivo desta pesquisa foi a busca de respostas para estas lacunas. Qual a influência das heurísticas e da isolação entre as etapas convergente e divergente na geração de alternativas criativas? Para explorar essas lacunas e conhecer o desempenho do administrador brasileiro ao gerar alternativas foi realizado um quase-experimento com 174 alunos de cursos MBA, de 4 escolas brasileiras. A escolha do método experimental para realização da pesquisa permitiu a manipulação da variável independente pensamento convergente/divergente para avaliar as variáveis dependentes originalidade e completude das alternativas propostas. A designação aleatória dos sujeitos participantes do experimento propiciou uma casualização das variáveis estranhas. Para realizar esta pesquisa experimental foi necessário a aplicação da árvore hierárquica, uma ferramenta pouco utilizada em pesquisas da área de administração, que se mostrou bastante eficiente para organizar e classificar um conjunto de idéias. Os constructos originalidade e completude de um conjunto de alternativas, que foram as variáveis dependentes do estudo, foram estruturadas com a árvore hierárquica. Este estudo tem o suporte teórico de duas áreas multidisciplinares, ou seja, o campo de estudo do pensamento criativo onde predominam os psicólogos cognitivos e os processos decisórios, que normalmente é classificado como análise da decisão. O estudo é uma confluência da pesquisa experimental, oriunda da psicologia cognitiva da decisão, com a visão da ciência da decisão organizacional. Essa linha de pesquisa se mostrou praticamente inexplorada nos estudos em administração desenvolvidos no Brasil. O resultado do experimento propiciou algumas conclusões interessantes, tais como: a isolação da fase divergente no pensamento criativo, aparentemente provocou uma geração de alternativas mais criativas. Dentre as variáveis dependentes analisadas, a originalidade foi a que indicou maior diferencial para as duas situações, com e sem isolação das etapas. Essa diferenciação dos grupos quanto à originalidade está alinhada com os estudos desenvolvidos no exterior sobre as fases de pensamento convergente e divergente na solução de problemas.
Keywords: Processo decisório
Heurística
Competição
Eficiência
Produtividade
Tomada de decisão
Citation: DACORSO, A. L. R.; YU, A. S. O.;SILVA, M. C. M. Criatividade e inovação: um estudo experimental sobre a mensuração da originalidade e da completude em tomada de decisão. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 34., Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: 2010. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/gct2335.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2015.
License: Direitos autorais pertencentes ao(s) autor(es)
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1376
Appears in Collections:DACI - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CriatividadeeInovação.pdf3,55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.