Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13767
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: O marketing e empreendedorismo no século XXI e suas possíveis relações com a propriedade intelectual: uma bibliometria na base SciELO
Authors: Tatum, Letícia Maria Macedo
Tatum, Carlos Tadeu Santana
Russo, Suzana Leitão
Bortoli, Robelius de
Martinez, Maria Elisa Marciano
Issue Date: May-2018
Resumo : Entendendo-se a possibilidade de se utilizar ferramentas de marketing e empreendedorismo com intuito de identificar documentos científicos que possam contribuir com a Propriedade Intelectual, é que se teve a motivação para este trabalho. O estudo baseou-se numa pesquisa bibliométrica na base de dados SciELO, no período do século XXI, de artigos indexados e com os maiores índices de citações, nas revistas Brazilian Business Review e Revista de Administração de Empresas – RAE –, ambas com expressiva qualidade de citação, segundo a avaliação da Capes, Qualis A2. Quanto aos resultados encontrados, o português foi o idioma em destaque, a Revista de Administração de Empresas foi a que teve mais publicações e que 2006 foi o ano de maior destaque. Observou-se que da amostra final obtida, todos possuíam obviamente a proteção de direito do autor, porém apenas dois, demonstraram possibilidades mais claras para construir uma proteção intelectual em processos de patentes, e apenas um, desses dois últimos, teria a possibilidade de produzir também um programa de computador em auxílio à administração, desde que seja feito o devido requerimento à proteção, através dos sistemas de proteção intelectual que se pode oferecer, quer nacional ou internacionalmente.
Keywords: Marketing
Empreendedorismo
SciELO
Propriedade intelectual
Bibliometria
ISSN: 2526-0154
Language: por
Citation: TATUM, L. M. C. et al. O marketing e empreendedorismo no século XXI e suas possíveis relações com a propriedade intelectual: uma bibliometria na base Scielo In: ENCONTRO NACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, 4., 2018, Juazeiro, BA. Anais [...]. Juazeiro, BA: ENPI, v.4, n. 1, 2017. p. 766- 775. Disponível em: http://www.api.org.br/conferences/index.php/ENPI2018/ENPI2018/paper/viewFile/418/249. Acesso em: 23 nov. 2020.
License: Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13767
Appears in Collections:ASCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarketingEmpreendedorismoSeculoXXI.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.