Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13817
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Corpo, trabalho e dominação social: plataformas digitais e empreendedorismo de subsistência
Authors: Santos, Roger Carlos Ferreira Alves
Issue Date: Oct-2020
Resumo : O presente texto parte da realidade concreta do capitalismo contemporâneo, ao observarmos a disseminação do discurso do empreendedorismo permeando os slogans e publicidade das plataformas digitais – aplicativos de entregas – destinadas aos entregadores, sejam motoboys ou bikers, além do incentivo a essa prática pelos meios de comunicação. Num cenário de desemprego estrutural, a crise sanitária desencadeada pelo novo coronavírus ampliou os seus impactos em escala global. No Brasil, prolifera uma quantidade significativa de pessoas desocupadas, como atestam os dados da PNAD Contínua do IBGE referentes ao segundo trimestre móvel de 2020. Desta forma, levam a cabo o estatuto do corpo como empreendimento. Embora em alguns casos reconheçam a falácia da narrativa, a necessidade de sobrevivência atua no sentido da adesão a essa modalidade de trabalho precário mediado por tecnologias digitais, frente às escassas opções de empregos formais. Quando os avanços tecnológicos atingem patamares inimagináveis, as novas formas e combinações entre capital, mercado e neoliberalismo demonstram tacitamente seus vínculos com a dominação social para assegurar o funcionamento do circuito produção-circulação consumo. O propósito do presente artigo é suscitar algumas reflexões sobre a condição de empreendedorismo de subsistência à qual são submetidos centenas de milhares de corpos na contemporaneidade.
Keywords: Corpo
Trabalho
Empreendedorismo
Sociologia
Is part of: Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias
Language: por
Institution: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citation: SANTOS, R. C. F. A. Corpo, trabalho e dominação social: plataformas digitais e empreendedorismo de subsistência. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13817
Appears in Collections:GT 05 – Precarização: transformações e crises nas relações sociais do trabalho

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CorpoTrabalhoDominacaoSocial.pdf224,69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.