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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13823
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | A produção do espaço escolar como instrumento de valorização a permanência e reafirmação da identidade do povoado Quilombola de Sítio Alto, Simão Dias – SE |
Autor(es): | Costa, Vanessa dos Anjos Gomes, Colette Dulce Dantas |
Data do documento: | Out-2020 |
Resumo: | Análise da função social da Arquitetura Escolar como instrumento de valorização à permanência, e reafirmação da identidade ancestral do Povoado quilombola rural de Sítio Alto, Simão Dias-SE. Por meio de pesquisas e entrevistas realizadas com os habitantes da comunidade, e revisões bibliográficas, foi possível interpretar a construção da identidade quilombola e a poética dessa comunidade plural e rica de saberes e fazeres tradicionais dos seus descendentes africanos. Foi analisado o espaço escolar como um instrumento de valorização e permanência da identidade local. Apresentou-se, também, como as políticas governamentais vem atuando na comunidade com projetos escolares padronizados, que desconstroem as características da identidade do território tradicional. Esse trabalho se justifica pela necessidade de se ampliar o olhar sobre a produção da arquitetura africana, pela falta de olhares técnicos aprofundados e pesquisas sobre a produção dos espaços escolares inseridos em áreas quilombolas. Pretende-se, ainda, contribuir para a discussão de uma produção de arquitetura com maior ênfase em seus usuários. O artigo lança um olhar sobre como a Arquitetura Escolar deve desempenhar um papel social e auxiliar os sujeitos no processo de perpetuação e reafirmação das suas bases tradicionais e identidade cultural. Traz reflexões acerca da importância e valorização da identidade ancestral nas intervenções arquitetônicas, destacando o reconhecimento das características e atitudes dos seus usuários, e como as ideias de projetos podem ser mais assertivas para os lugares de sua inserção. |
Palavras-chave: | Comunidade quilombola Identidade Arquitetura Escolar Sociologia |
Parte de : | Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) |
Citação: | COSTA, V. A.; GOMES, C. D. D. A produção do espaço escolar como instrumento de valorização a permanência e reafirmação da identidade do povoado Quilombola de Sítio Alto, Simão Dias – SE. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13823 |
Aparece nas coleções: | GT 07- ÁFRICA: um continente em constantes transformações e seus reflexos na sociedade |
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