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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A produção do espaço escolar como instrumento de valorização a permanência e reafirmação da identidade do povoado Quilombola de Sítio Alto, Simão Dias – SE
Autor(es): Costa, Vanessa dos Anjos
Gomes, Colette Dulce Dantas
Data do documento: Out-2020
Resumo: Análise da função social da Arquitetura Escolar como instrumento de valorização à permanência, e reafirmação da identidade ancestral do Povoado quilombola rural de Sítio Alto, Simão Dias-SE. Por meio de pesquisas e entrevistas realizadas com os habitantes da comunidade, e revisões bibliográficas, foi possível interpretar a construção da identidade quilombola e a poética dessa comunidade plural e rica de saberes e fazeres tradicionais dos seus descendentes africanos. Foi analisado o espaço escolar como um instrumento de valorização e permanência da identidade local. Apresentou-se, também, como as políticas governamentais vem atuando na comunidade com projetos escolares padronizados, que desconstroem as características da identidade do território tradicional. Esse trabalho se justifica pela necessidade de se ampliar o olhar sobre a produção da arquitetura africana, pela falta de olhares técnicos aprofundados e pesquisas sobre a produção dos espaços escolares inseridos em áreas quilombolas. Pretende-se, ainda, contribuir para a discussão de uma produção de arquitetura com maior ênfase em seus usuários. O artigo lança um olhar sobre como a Arquitetura Escolar deve desempenhar um papel social e auxiliar os sujeitos no processo de perpetuação e reafirmação das suas bases tradicionais e identidade cultural. Traz reflexões acerca da importância e valorização da identidade ancestral nas intervenções arquitetônicas, destacando o reconhecimento das características e atitudes dos seus usuários, e como as ideias de projetos podem ser mais assertivas para os lugares de sua inserção.
Palavras-chave: Comunidade quilombola
Identidade
Arquitetura Escolar
Sociologia
Parte de : Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias
Idioma: por
Sigla da Instituição: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citação: COSTA, V. A.; GOMES, C. D. D. A produção do espaço escolar como instrumento de valorização a permanência e reafirmação da identidade do povoado Quilombola de Sítio Alto, Simão Dias – SE. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13823
Aparece nas coleções:GT 07- ÁFRICA: um continente em constantes transformações e seus reflexos na sociedade

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