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dc.contributor.authorGallieta, Gabriela Fernandes-
dc.date.accessioned2020-12-14T13:11:57Z-
dc.date.available2020-12-14T13:11:57Z-
dc.date.issued2020-10-
dc.identifier.citationGALLIETA, G. F. A revalidação de diplomas estrangeiros como ferramenta para o reconhecimento social e a integração local de refugiados. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13830-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessáriaspt_BR
dc.subjectRefúgiopor
dc.subjectIntegração localpor
dc.subjectRevalidação de diplomas estrangeirospor
dc.titleA revalidação de diplomas estrangeiros como ferramenta para o reconhecimento social e a integração local de refugiadospt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é compreender como o procedimento de revalidação de diplomas estrangeiros pode auxiliar na integração local de refugiados à luz da Teoria do Reconhecimento Social de Axel Honneth. A pesquisa consiste em análise de dados e revisão bibliográfica. Realiza-se explanação teórica sobre a Teoria do Reconhecimento. Em seguida, análise histórica e teórica a respeito das migrações. Posteriormente, discorre-se sobre o instituto do refúgio e sobre as possibilidades de solução duradoura, com foco para a integração local. O debate central situa-se na baixa taxa de sucesso do procedimento de revalidação de diplomas estrangeiros entre refugiados e de que forma isso impacta no processo de integração no Brasil. Quando a revalidação de diploma é efetiva, torna-se possível exercer a própria profissão e utilizar as habilidades acumuladas ao longo da vida. Assim, as pessoas refugiadas podem se reconhecer como membros da sociedade para a qual emigraram. Conclui-se que a aprovação do diploma de nível superior significa o reconhecimento das habilidades educacionais e culturais das pessoas em situação de refúgio. Ainda, significa o restabelecimento da autoestima, por meio do reconhecimento das habilidades individuais. Dessa forma, a revalidação de diplomas estrangeiros permite aos refugiados a restauração da estima social, bem como a busca pela autorrealização, parte essencial do processo intersubjetivo de formação da identidade.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT 01 - Imigrações internacionais contemporâneas: novas abordagens teóricas e metodológicas e novos recortes empíricos e temáticos

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