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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13842
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Reflexões sobre juventude, projetos de vida e a implantação da lei 10.639/03 em uma escola pública do Recôncavo da Bahia |
Autor(es): | Passos, Saionara Serafim Andrade dos |
Data do documento: | Out-2020 |
Resumo: | Este trabalho buscou compreender os efeitos da Lei 10.639/03 na subjetivação, na produção identitária e nos processos de afirmação étnico-racial de jovens estudantes negros de escolas públicas do Recôncavo da Bahia, a partir de uma investigação acerca dos sonhos, das aspirações de futuro e dos projetos de vida de estudantes da Escola Polivalente de Muritiba – BA. Em sua organização, assumiu feições de pesquisa etnográfica, implicada com referencial teórico descolonial, discutiu o trânsito de discursos machistas e de estereótipos raciais no espaço escolar, a partir da discursividade e do repertório performático do pagode baiano, enquanto estilo musical fortemente presente dentro das escolas, onde funciona como texto cultural periférico, capaz de estabelecer conexões de sentido com os símbolos que tensionam a autoimagem destes estudantes. O trabalho termina por entender a urgência no desenvolvimento de iniciativas pedagógicas emancipatórias e a necessidade de efetivação material das práticas de Educação para as Relações Étnico-raciais, relacionadas a implementação da lei 10.639/03. Chama a atenção para a problemática que envolve a complexidade e a natureza contraditória do pagode baiano, enquanto sonoridade onipresente no espaço escolar e fator marcante na performação de gênero e identidade, bem como, nos processos de subjetivação juvenil, posto que ao mesmo tempo em que promove visibilidade e oferece protagonismo para estes sujeitos, também concorre para o fortalecimento de estereótipos raciais e para o aprofundamento de um imaginário hierarquizante e machista. |
Palavras-chave: | Subjetividades Projetos de vida Culturas juvenis Lei 10.639/03 |
Parte de : | Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) |
Citação: | PASSOS, S. S. A. Reflexões sobre juventude, projetos de vida e a implantação da lei 10.639/03 em uma escola pública do Recôncavo da Bahia. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13842 |
Aparece nas coleções: | GT 03 - Processos de identificação e desigualdades nas relações étnico-raciais, intergeracionais e de gênero |
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