Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13858
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Saturno, Rosemeire de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Sacramento, Crislaine Batista do | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-14T15:58:44Z | - |
dc.date.available | 2020-12-14T15:58:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-10 | - |
dc.identifier.citation | SATURNO, R. O.; SACRAMENTO, C. B. Afrocentricidade na educação: reflexões sobre o currículo da escola pública. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13858 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias | pt_BR |
dc.subject | Afrocentricidade | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.title | Afrocentricidade na educação: reflexões sobre o currículo da escola pública | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o advento da pandemia do novo Coronavírus e a obrigatoriedade do distanciamento social, a educação reinventou-se. O método remoto de ensino tornouse imperioso diante da suspensão das aulas presenciais. Contudo, a maioria dos estudantes da escola pública não conseguem participar efetivamente das atividades. As diversidades e as desigualdades que permeiam o espaço escolar evidenciaram-se e ampliaram-se nesse momento. Assim, fez-se mister repensar o currículo com vistas na abertura da escola para a diversidades sociocultural, política, econômica e sobretudo individual, visando atender esses estudantes, que são majoritariamente negros, que dispõem de menos oportunidades para aprender e são oriundos de uma cultura negada, sequelas do período de escravidão no país. O currículo precisa possibilitar a esses estudantes enxergarem-se como descente de um povo que luta pelo seu espaço e pelos seus direitos enquanto cidadão. Nesse sentido, é essencial repensar a escola, a cultura escolar, a cultura da escola e o seu papel no presente e no futuro, resgatando os processos de construção das identidades, favorecendo, portanto, o empoderamento individual e coletivo. O objetivo deste artigo é refletir sobre a necessidade de reelaboração do currículo pautado no paradigma da afrocentricidade, visando construir identidades pessoais, sociais e culturais dos africanos e afro-brasileiros e transpor os limites de uma educação discriminatória, excludente e eurocentrada. Para coletar os dados dessa pesquisa foi utilizada a revisão literária pautada na pesquisa bibliográfica feita a partir do levantamento das referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos e sites. | pt_BR |
dc.publisher.initials | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | GT 07- ÁFRICA: um continente em constantes transformações e seus reflexos na sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AfrocentricidadenaEducacao.pdf | 182,04 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.