Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13861
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Diáspora africana: uma análise da lei 10.639/2003 como resistência afro-brasileira
Authors: Santos, Antônio Maike Oliveira
Santos, Acácio Sidinei Almeida
Issue Date: Oct-2020
Resumo : A História do continente africano e dos seus nativos foi passada a diversas gerações étnicas sobre a perspectiva dos europeus colonizadores, sendo assim, apresentada de forma eurocêntrica, desta forma sedimentando por tempos a imagem de que o continente africano era um continente pobre em toda a sua estrutura, fosse ela econômica, política, cultural ou religiosa. No processo de diáspora africana o Brasil foi um dos países que mais recebeu a presença dos povos africanos. Aqui, escravizados e submergidos pelo Estado português, os africanos tiveram que sobreviver à estrutura escravocrata. Então, assim como no seu território de origem, aqui, as diversas etnias africanas tiveram que lutar e resistir a situação a qual foram condicionadas. Desta forma, seus descendentes, afro-brasileiros, mantiveram a história de luta e de combate, em diversos aspectos, contra o sistema de servidão e seguidamente, à estrutura racista a qual também foram condicionados. Nesse processo de luta e resistência, contra um Estado escravocrata, e posteriormente racista, onde a sociedade tinha e por consequência refletiva, ainda possui, uma institucionalização do racismo, se fez necessário, por sobrevivência identitária, cultural, política e social, a criação de um instrumento constitucional que de maneira formativa e integral, se corrigisse os erros históricos cometidos por várias gerações passadas, assim como, pela reeducação de comportamentos excludentes e racistas que ainda permeiam o cenário social brasileiro, dentro e fora do nosso espaço escolar, foi nessa perspectiva que a lei 10.639/2003 foi construída e implementada nas escolas públicas e privadas no Estado brasileiro.
Keywords: Resistência
Educação
Lei 10.639/03
Sociologia
Is part of: Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias
Language: por
Institution: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citation: SANTOS, A. M. O.; SANTOS, A. S. A. Diáspora africana: uma análise da lei 10.639/2003 como resistência afro-brasileira. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13861
Appears in Collections:GT 07- ÁFRICA: um continente em constantes transformações e seus reflexos na sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiasporaAfricanaAnalisedaLei.pdf181,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.