Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcante, Alexsandro Araújo-
dc.date.accessioned2021-02-11T20:44:07Z-
dc.date.available2021-02-11T20:44:07Z-
dc.date.issued2020-02-05-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Alexsandro Araújo. A canção como fomento à leitura e ao letramento poético. 2020. 89 f. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13949-
dc.description.abstractIn general, it is the school's task to create in the student a taste for reading, literature and poetry, creating conditions to encourage creativity, intuition and playfulness, as well as arouse their artistic and poetic sensitivity. Despite this, as a result of a distorted utilitarian and marketing view, poetry and art in general form a non-profit field and many elementary school teachers feel guilty when they engage in Portuguese language with literature, poetry, and with the music. They consider it a waste of time as there are more “necessary, useful and urgent” mandatory grammatical content. This work aims to stimulate reading and promote poetic literacy through work with the songs “Trem Bala” by Ana Vilela, “Parents and Children” of the band Legião Urbana and “Flor de Lis” by Djavan in the 9th grade class of the elementary school of the Municipal School Judge José Sotero Vieira de Melo of the municipality of Rosario do Catete-SE. In addition to the songs, will be used the game "Card Poetic" created to expand this literacy. The theoretical basis for our considerations was Candido (2011), Paz (2012), Staiger (1974), Todorov (2009), Compagnon (2012), Cosson (2012), Neusa Sorrenti (2013), Goldstein (2006). ), Sylvia Cyntrão (2009) and Huizinga (2004).eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectMúsica na educaçãopor
dc.subjectMúsica e literaturapor
dc.subjectCançãopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectSongeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectPoetryeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.titleA canção como fomento à leitura e ao letramento poéticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Alexandre de Melo-
dc.description.resumoEm geral, incumbe à escola a tarefa de criar no aluno o gosto pela leitura, pela literatura e pela poesia, criando condições para incentivar a criatividade, a intuição e o ludismo, bem como desperta-lhe a sensibilidade artística e poética. Apesar disso, em consequência de uma distorcida visão utilitarista e mercadológica, a poesia e a arte em geral integram um campo não lucrativo e muitos professores do ensino fundamental sentem-se culpados quando ocupam as aulas de Língua Portuguesa com a literatura, com a poesia, e com a música. Consideram ser uma perda de tempo haja vista haver conteúdos gramaticais obrigatórios mais “necessários, úteis e urgentes”. O presente trabalho tem por objetivo estimular a leitura e promover o letramento poético através do trabalho com as músicas “Trem Bala” de Ana Vilela, “Pais e Filhos” da banda Legião Urbana e “Flor de Lis” de Djavan na turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Desembargador José Sotero Vieira de Melo do município de Rosário do Catete-SE. Além das músicas, será utilizado o jogo “Carteado Poético” criado para ampliar esse letramento. Serviram de embasamento teórico para nossas considerações os textos de Cândido (2011), Paz (2012), Staiger (1974), Todorov (2009), Compagnon (2012), Cosson, (2012), Neusa Sorrenti (2013), Goldstein (2006), Sylvia Cyntrão (2009) e Huizinga (2004).pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXSANDRO_ARAUJO_CAVALCANTE.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.