Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1396
Document Type: Outro
Title: Entrevista: Prof. Manuel Correia Oliveira de Andrade
Authors: Bezerra, Antônio Ponciano
Issue Date: Oct-2003
Abstract: O Professor Manuel Correia de Andrade, como mais amplamente se tornou conhecido, representa um dos mais respeitados intelectuais brasileiros. Do ambiente rural pernambucano para a cátedra na Universidade Federal de Pernambuco e daí para uma vasta experiência acadêmica, no Brasil e no exterior, ele nos relata, nesta entrevista para Universidade e Sociedade, passagens de sua vida universitária e de sua militância política, desde 1944, quando participou do Partido Comunista (PC) até a atualidade. Dessa trajetória de trabalho docente e participa- ção política, o Professor Manuel Correia destaca a sua atuação na área da questão agrária no Brasil e a sua luta intelectual para demonstrar às forças políticas do país que o seu problema mais premente é o da realização da reforma agrária, a fim de se "diversificar a produção e comprometê-la com o mercado interno como meio de garantir a fixação do homem ao campo, atenuando o êxodo rural".
Keywords: Manuel Correia de Andrade
Reforma agrária
Política
Agricultura e Estado
Política agrícola
ISSN: 1517-1779
Publisher / Institution : Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES
Citation: BEZERRA, A. P. Entrevista: Prof. Manuel Correia Oliveira de Andrade. Universidade e Sociedade, São Paulo, v. 13, n. 31, p. 99-104, out. 2003. Disponível em: <http://www.andes.org.br/imprensa/publicacoes/imp-pub-357266650.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2015.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1396
Appears in Collections:DLEV - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EntrevistaProfManuel.pdf3,71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.