Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Valter Euda dos-
dc.date.accessioned2021-03-02T01:21:20Z-
dc.date.available2021-03-02T01:21:20Z-
dc.date.issued2021-02-19-
dc.identifier.citationSantos, Valter Euda dos. Ginasianos do industrial : arquivo escolar e memória social em Simão Dias/SE (1963-1977). São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação Biblioteconomia e Documentação) – Departamento Biblioteconomia e Documentação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14004-
dc.description.abstractThis completion of course work in Library Science and Documentation course, is the result of applied, descriptive and documentary research. With the objectives of listing, explaining, and registering the representations of social memory, through strategies of analysis of information from the documents contained in the school file “Ginásio Industrial Dr. Carvalho Neto”, integrated with the information unit of the “Centro de Excelência Dr. Milton Dortas”. Therefore, the analysis was based on the concepts inherent to the school archive and social memory. In addition to the Minutes Book of the Exams for Admission to the Middle School Course, 350 school records of former students were courted to 1963 to 1977. The empirical sample was defined based on the situation in which the file was found, that is, it occurred in the course of the research in it. The collected data were inserted into a table produced using the software Excel from Microsoft Windows® and these were approached in a qualitative and quantitative way. We discuss the results based on facts, events and events related to school routine. Finally, we conclude that based on the information from school archival documents, after being analyzed, it is possible to reconstruct social memory through representations and these become elements of identity and belonging. This possibility is of vital importance, as the documentary collection evolves into an information unit, a source of research for various areas of knowledge, and as a memory device, to strengthen the identity of the assisted community and enhance the effects of education at its basic and fundamental levels.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapor
dc.subjectEstudo de biblioteconomiapor
dc.subjectArquivo escolarpor
dc.subjectMemória socialpor
dc.subjectGinásio Industrial Dr. Carvalho Netopor
dc.subjectSimão Dias (SE)por
dc.subjectSchool fileeng
dc.subjectSocial memoryeng
dc.titleGinasianos do industrial : arquivo escolar e memória social em Simão Dias/SE (1963-1977)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Bari, Valéria Aparecida-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso de Biblioteconomia e Documentação é resultado de uma pesquisa aplicada, descritiva e documental. Com os objetivos de elencar, explicitar e registrar as representações da memória social, por meio de estratégias de análise da informação provenientes dos documentos contidos no fundo arquivístico “Ginásio Industrial Dr. Carvalho Neto”, integrado à unidade de informação Arquivo Escolar do “Centro de Excelência Dr. Milton Dortas”. Sendo assim, a análise foi pautada a partir dos conceitos inerentes ao arquivo escolar e a memória social. Além do Livro de atas dos Exames de Admissão ao Curso Ginasial, foram cortejados 350 (trezentos e cinquenta) prontuários de ex-alunos entre os anos de 1963 a 1977. A amostragem empírica foi definida a partir da situação em que se encontrava o arquivo, ou seja, deu-se no decorrer da pesquisa nele. Os dados coletados foram sendo inseridos numa tabela produzida a partir de um software (Excel do Microsoft Windows®) e esses foram abordados de forma qualitativa e quantitativa. Discorremos os resultados a partir de fatos, acontecimentos e eventos ligados ao cotidiano escolar. Por fim, concluiu-se que a partir das informações oriundas dos documentos arquivísticos escolares, após analisados, é possível reconstruir a memória social por meio de representações e estas tornam-se elementos da identidade e de pertencimento. Essa possibilidade se reveste de vital importância, a medida que o acervo documental evolui para uma unidade de informação, uma fonte de pesquisas para diversas áreas do conhecimento, e como dispositivo de memória, para fortalecer a identidade da comunidade assistida e valorizar os efeitos da educação em seus níveis básico e fundamental.pt_BR
dc.publisher.departmentDCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valter_Euda_Santos.pdf850,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.