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dc.contributor.authorQueiroz, Angelita-
dc.date.accessioned2021-04-13T18:48:36Z-
dc.date.available2021-04-13T18:48:36Z-
dc.date.issued2020-09-17-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Angelita. A festa da retomada: uma celebração identitária de ser Xokó na Ilha de São Pedro – Porto da Folha/SE. 2020. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14060-
dc.description.abstractThis Master Thesis is linked to the Interdisciplinary Graduate Program in Popular Cultures (PPGCULT) - Master's Degree from the Federal University of Sergipe (UFS), with the title: The Retake Party: an Identity Celebration of being Xokó on São Pedro Island - Porto Folha /SE. The research had as a guiding purpose the investigation of the constituent elements of the retake ceremony, which configured an environment of analysis on the Xokó's self-affirmation identity. The subsequent referrings were: to reflect on the relationships, the possible modifications and the organicity of the Retake Party, as well as the other relevant characteristics of the community that served as support and ambience of analysis. In view of the documentary and bibliographic research, we examine terminologies that we think are relevant to obtain a greater understanding of the original peoples. The theoretical basis that guided our investigation on the Xokó was based on the Sergipeans researchers: Beatriz Góis Dantas, Hélia Maria de Paula Barreto and Valéria Maria Santana Oliveira. Regarding the indigenous people of the Northeast, we rely on the researchers José Adelson Lopes Peixoto, Siloé Soares de Amorim and Ugo Maia de Andrade and in the broadest Brazilian sense, the anthropologist Manuela Carneiro da Cunha. The fieldwork developed at the 40th Retake Party, provided the use of the qualitative research method with an interpretative analysis of photographic, audiovisual records, interviews, oral history, ethnography; and, with this framework of knowledge and information, we list as component elements of the ceremony: Ouricuri, Toré Dance and Church Celebration. Such elements formed a self-affirmation triangulation and, joining the indigenous materialities of ceramic productions, plumes and thatch formed another triangle that was coupled to the three components and created the Xokó Identity Tripod. We understand that this tripod invigorates the Xokó Indigenous Community, having as notoriety the commemoration of the 40th anniversary of the retake, the consolidation of a political struggle for their rights to reclaim their land; strengthening nature preservation; the recovery of their customs through the oral history of their elders; and the significance of other elements of traditional indigenous culture present in the daily life of the community.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectFolclorepor
dc.subjectÍndios Xokópor
dc.subjectIndígenas na cultura popularpor
dc.subjectIndígenas – Sergipepor
dc.subjectFesta da retomadapor
dc.titleA festa da retomada: uma celebração identitária de ser Xokó na Ilha de São Pedro – Porto da Folha/SEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório da Universidade Federal de Sergipe (RI-UFS), concedida pelo autor.pt_BR
dc.contributor.advisor1Aguiar, Fernando José Ferreira Aguiar-
dc.description.resumoEsta dissertação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares (PPGCULT) - Mestrado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), tendo como título: A Festa da Retomada: uma Celebração Identitária de ser Xokó na Ilha de São Pedro - Porto da Folha/SE. A pesquisa teve como propósito norteador a investigação dos elementos constituintes da cerimônia da retomada, que configuraram um ambiente de análise sobre a autoafirmação identitária dos Xokó. Os desígnios subsequentes foram: refletir sobre as relações, as possíveis modificações e a organicidade da Festa da Retomada, bem como as demais características relevantes da comunidade que serviram de sustentáculo e de ambiência de análise. Diante da pesquisa documental e bibliográfica examinamos terminologias que conjecturamos relevantes para obter uma compreensão maior dos povos originários. A base teórica que direcionou nossa investigação sobre os Xokó foi fundamentada nas pesquisadoras sergipanas: Beatriz Góis Dantas, Hélia Maria de Paula Barreto e Valéria Maria Santana Oliveira. Com relação aos indígenas do Nordeste nos amparamos nos pesquisadores José Adelson Lopes Peixoto, Siloé Soares de Amorim e Ugo Maia de Andrade e no sentido mais amplo brasileiro, na Antropóloga Manuela Carneiro da Cunha. O trabalho de campo desenvolvido na 40ª Festa da Retomada, proporcionou o uso do método da pesquisa qualitativa com uma análise interpretativa de registros fotográficos, audiovisuais, entrevistas, história oral, etnografia; e, com esse arcabouço de conhecimentos e informações elencamos como elementos componentes da cerimônia: o Ouricuri, a Dança do Toré e a Celebração na Igreja. Tais elementos formaram assim, uma triangulação de autoafirmação e unindo-se às materialidades indígenas de produções cerâmicas, plumas e palhas formaram mais um triângulo que acoplamos aos três componentes e foi criado o Tripé Identitário Xokó. Entendemos que esse tripé revigora a Comunidade Indígena Xokó, tendo como notoriedade a comemoração dos 40 anos da retomada, a consolidação de uma luta política pelos seus direitos de reconquista da terra; o fortalecimento da preservação da natureza; a recuperação de seus costumes mediante a história oral de seus anciãos; e a significação de demais elementos da cultura tradicional indígena presentes na vida diária da comunidade.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Popularespt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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