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Document Type: Dissertação
Title: Práticas de letramento informacional de idosos na Biblioteca Pública Epiphânio Dória
Authors: Santos, Melânia Lima
Issue Date: 30-Oct-2020
Advisor: Fialho, Janaina Ferreira
Resumo : Na atualidade, as sociedades têm apresentado preocupações quanto ao envelhecimento humano, principalmente no que se refere às mudanças biopsicossociais apresentadas na terceira idade. Essas mudanças podem impactar na qualidade de vida do idoso e podem se apresentar de forma negativa ou positiva. Negativa, quando sofrem com questões próprias da idade, como perda da memória, exclusão social, surgimento de doenças; positiva, quando o idoso aceita sua condição e procura se adaptar ao modo de vida moderno, como a leitura, acesso ao conhecimento por meio dos diferentes recursos informacionais, que o estimulam mentalmente, conduzindo-o ao reconhecimento da sua identidade. Esta dissertação apresenta o Letramento Informacional (LI) na perspectiva da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, com pessoas da Terceira Idade que frequentam e utilizam o espaço da Biblioteca Pública Epiphânio Dória, em Aracaju/SE. Esse estudo se justifica pela temática pouco referenciada em estudos científicos no Brasil. Seu objetivo é analisar o processo de letramento informacional por meio das práticas de LI do público idoso que frequenta a referida biblioteca ou lá trabalha. O método usado para o desenvolvimento deste trabalho é o indutivo, sendo sua abordagem qualitativa, de caráter exploratório e natureza aplicada. Quanto à metodologia, a pesquisa se caracteriza como uma investigação científica empírica, na qual as ações planejadas foram elaboradas para responder às questões sobre o problema levantado de uma realidade social. Quanto ao instrumento de coleta de dados, o trabalho se apoia na análise bibliográfica levantada e nos questionários semiestruturados, com questões abertas e fechadas, aplicados de forma on-line. Para embasamento teórico foram utilizadas obras de especialistas, além dos documentos de base legal. Como produto para o mestrado profissional, produziuse uma cartilha informativa e também educativa em LI cujo intuito é apoiar os idosos nas suas práticas cotidianas quanto à utilização da informação nas bibliotecas, percebendo que aprender é um benefício para o idoso, uma vez que, ao utilizar a informação, ele trabalhará mais a sua mente, vai saber resolver seus problemas e dificuldades mais rapidamente e, acima de tudo, vai estar mais feliz. Conclui-se, assim, que o LI é um importante aliado no processo de aprendizagem do usuário idoso em bibliotecas públicas, além de possibilitar o acesso às informações e contribuir para o bem-estar desse público tão singular.
Abstract: Currently, societies are very concerned about human aging, especially with regard to the biopsychosocial changes presented in old age. These changes can impact the quality of life of the elderly, presenting themselves in a negative or positive way. Negative, when they suffer from age-related issues, such as memory loss, social exclusion, disease onset; positive, when they accept their condition and try to adapt to the modern way of life, such as stating to read, to access to knowledge through different information resources, which stimulate them mentally, leading them to the recognition of their identity. This dissertation presents Information Literacy (LI) from the perspective of Librarianship and Information Science, with people from the Third Age who frequent use the space of the Epiphânio Dória Public Library, in Aracaju/SE. This study is justified because its theme is not discussed enough in scientific studies in Brazil until now. It aims at analyzing the process of information literacy through the LI practices of the elderly public that works and frequents the referred library. The method used for the development of this work is inductive, and its qualitative approach is exploratory and applied in nature. As for the methodology, the research is characterized as an empirical scientific investigation, in which the planned actions were designed to answer questions about the problem raised in a social reality. As for the data collection instrument, the work is supported by the bibliographic analysis and semi-structured questionnaires, with open and closed questions, applied online. For theoretical support, works by specialists were used, in addition to legally based documents. As a product for the Professional master’s degree, an informative and educational booklet was produced in LI, which aims to support the elderly in their daily practices regarding the use of information in libraries, realizing that learning is a benefit for yhe elderly, since, by using the information, he will work harder on his mind, he will know how to salve his problems and difficulties more quickly and above all, he will be happier. I came to the conclusion that the LI is an important ally in the learning process of the elderly who use public libraries, enabling access to information and contributing to the well-being of this particular audience.
Keywords: Letramento informacional
Aprendizagem
Idosos
Biblioteca pública Epiphânio Dória
Information literacy
Seniors
Epiphânio Dória public library
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citation: SANTOS, Melânia Lima. Práticas de letramento informacional de idosos na Biblioteca Pública Epiphânio Dória. 2020. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14066
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

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