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dc.contributor.authorSantos, Anne Caroline Melo-
dc.date.accessioned2021-05-06T18:35:43Z-
dc.date.available2021-05-06T18:35:43Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Anne Caroline Melo. Construção e avaliação de uma abordagem para apoiar a compreensão e a manutenção de software baseada em mídias dinâmicas. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14192-
dc.description.abstractContext: Software Engineering (SE) has used textual documentation to represent the user requirements. For some people, textual descriptions may not be enough to understand what needs to be developed, requiring the use of other means of visualization. Objective: This work aimed to propose and analyze a multimedia approach, to support the comprehension and maintenance of software, as an alternative to the traditional requirements documentation techniques, evaluating whether the use of the CodeMedia plug-in increases the effectiveness of understanding and maintaining systems. Method: Initially, a systematic mapping was carried out to identify the approaches that promoted the use of multimedia resources in Requirements Engineering, as a support in the process of comprehension and maintaining software. Finally, a controlled experiment was carried out in the industry to assess the efficiency and effectiveness of the proposed multimedia approach. Results: For the state of the art, a wide variety of approaches were identified that promoted the use of multimedia in RE, among them: TRECE, MURMER, Wiki System Multimedia, Storytelling, UTOPIA, as well as approaches without explicit names. With the execution of the experimental process, it became evident that the multimedia approach presented the best results, especially in terms of effectiveness and level of customer satisfaction. Regarding the average coding time and the level of comprehension of the code, the multimedia approach proved to be less efficient. Conclusion: After analyzing the state of the art, it was evidenced that there was a favorable consensus regarding the use of multimedia in RE. The selected studies have shown to be favorable to the adoption of multimedia to persist software requirements. With the experimental evaluation, it was found that the multimedia approach was more effective in terms of correct coding and level of customer satisfaction with the final product, making it an option to be considered for Survey, Registration, Validation and Verification of user requirements.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectSistemas multimídiapor
dc.subjectEngenharia de softwarepor
dc.subjectSoftware - manutençãopor
dc.subjectRequirements engineeringeng
dc.subjectSoftware documentationeng
dc.subjectExperimental software engineeringeng
dc.titleConstrução e avaliação de uma abordagem para apoiar a compreensão e a manutenção de software baseada em mídias dinâmicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório da Universidade Federal de Sergipe (RI-UFS), concedida pelo autor.pt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues Júnior, Methanias Colaço-
dc.description.resumoContexto: A Engenharia de Software (ES) tem utilizado documentação textual para representar os requisitos do usuário. Para algumas pessoas, estas descrições podem não ser suficientes para entender o que precisa ser desenvolvido, sendo necessária a utilização de outros meios de visualização. Objetivo: Este trabalho objetivou propor e analisar uma abordagem multimídia, para apoiar a compreensão e manutenção de software, como alternativa às técnicas tradicionais de documentação de requisitos, avaliando se a utilização do plug-in CodeMedia aumenta a efetividade da compreensão e manutenção de software. Método: Inicialmente, foi realizado um mapeamento sistemático para identificar as abordagens que promoviam o uso de multimídia na Engenharia de Requisitos (ER), como suporte aos processos de compreensão e manutenção de software. Por fim, foi realizado um experimento controlado na indústria para avaliar a efetividade da abordagem proposta. Resultados: Para o estado da arte, foi identificada uma grande variedade de abordagens que promoviam o uso de multimídia na ER, dentre elas: TRECE, MURMER, Wiki System Multimedia, Storytelling, UTOPIA, bem como abordagens sem nomes explícitos. Com a execução do processo experimental, evidenciou-se que a abordagem multimídia apresentou os melhores resultados em termos de eficácia e nível de satisfação do cliente. No que se refere à média de tempo de codificação e ao nível de compreensão do código, a abordagem multimídia se mostrou menos eficiente. Conclusão: Após ser analisado o estado da arte, evidenciou-se que houve consenso favorável quanto ao uso de multimídia em ER. Os estudos selecionados demonstraram ser favoráveis à adoção de multimídia para persistir os requisitos do usuário. Com a avaliação experimental, foi constatado que a abordagem multimídia foi mais eficaz em termos de acertos na codificação e nível de satisfação do cliente com o produto final, tornando-a uma opção a ser considerada para Levantamento, Registro, Validação e Verificação dos requisitos de usuário.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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