Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1432
Document Type: Artigo
Title: Caracterização de suspensões floculentas com base em modelagem matemática da sedimentação em proveta
Authors: Silva, Antônio Santos
Santana, Pedro Leite
Pagano, Rogério Luz
Jesus, Edilson de
Rocha, Carlos Philipe Silva
Issue Date: 2013
Abstract: Este trabalho, com base em modelagem matemática da sedimentação gravitacional em proveta para as regiões de sedimentação livre e de transição, trata da caracterização de suspensões floculentas por meio de equações resultantes da comparação de duas velocidades funções da porosidade, feita com o objetivo de transferir informações da velocidade determinada pelo modelo matemático para outra na forma de função potência com uma nova base, a qual na porosidade inicial é uma velocidade do tipo Richardson e Zaki modificada para a inclusão do grau de floculação. A velocidade do modelo matemático é a das partículas sólidas na região de transição, e é dada por uma equação que envolve as velocidades de sedimentação livre e da onda de aceleração e a porosidade inicial. Os parâmetros de caracterização, inclusive a porosidade inicial, obtidos das equações resultantes da comparação, ficam estabelecidos em função das velocidades de sedimentação livre e da onda de aceleração, sendo tais velocidades determinadas diretamente dos dados experimentais de altura versus tempo da interface superior descendente. Desse modo, a caracterização é feita com apenas um teste de proveta para cada concentração inicial. Os resultados obtidos, a exemplo do grau de floculação, da densidade do floco, da velocidade de Stokes e do diâmetro do floco, concordam com dados da literatura.
Keywords: Suspensões floculentas
Floculação
Sedimentação gravitacional
Modelagem matemática
ISSN: 1808-2793
Publisher / Institution : Associação Sergipana de Ciências
Citation: SILVA, A. S. et. al. Caracterização de suspensões floculentas com base em modelagem matemática da sedimentação em proveta. Scientia Plena, Aracaju, v. 9, n. 5, 2013. Disponível em: <http://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/1357>. Acesso em: 31 jan. 2015.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1432
Appears in Collections:DMA - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaracterizacaoSuspensoesFloculentas.pdf72,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.