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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorCornélio, Eúde do Amor-
dc.date.accessioned2021-07-02T20:30:32Z-
dc.date.available2021-07-02T20:30:32Z-
dc.date.issued2021-04-23-
dc.identifier.citationCORNÉLIO, Eúde do Amor. O trabalho identitário na resiliência do empreendedor social : uma análise multicascos. 2021. 101 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Sergipe, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14359-
dc.description.abstractAs postmodern capitalism emerges with new technologies of information, communication and undeniable advances, it also brings with it serious contemporary social setbacks. Thus, the figure of the social entrepreneur is a viable alternative in the identification and coping with the imbalances resulting from this process. Through his identity work, playing a central role in the performance of his organizations, the social entrepreneur is motivated and understands himself, while managing obstacles and ambiguous demands inherent to his field of activity. This research aimed to understand how the identities of social entrepreneurs are articulated to develop resilient managers in the context characterized by adversities in the state of Sergipe. Thus, this study, in an embryonic way, deals with the theme Social Entrepreneurship (SE) from the perspective of personal, social and organizational identities. Methodologically, we have here a qualitative, exploratory and cross-sectional research. The Multiple Case Study was adopted as a research strategy and, as sources of evidence, we have: document analysis, field notes and semi-structured interviews. The data were treated using the Narrative Analysis method. With this study it was possible to detect that the inability of the market and its institutional voids in the formation of the social fabric provides the situation for the creation of social enterprises, which challenge the risks inherent in social activity due to the resilience found in social entrepreneurs. Identities, being part of a cognitive formation, have the ability to project the individual's way of acting and enable the emergence of new creative solutions, helping social entrepreneurs to overcome their individual conflict and developing in themselves the necessary resilience to remain with the enterprise in activity. As contributions of this study, it is possible to highlight the promotion of the discussion of the relationship between identities and the SE, the explanation of how and why social entrepreneurs persevere in their efforts and the provision of subsidies that help to understand the behavior of the social entrepreneur in situations creation and maintenance of social enterprises.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEmpreendedorismo socialpor
dc.subjectEmpreendedorespor
dc.subjectEmpreendedor socialpor
dc.subjectIdentidadespor
dc.subjectResiliênciapor
dc.subjectSocial entrepreneureng
dc.subjectEntrepreneurseng
dc.subjectIdentitieseng
dc.subjectResilienceeng
dc.titleO trabalho identitário na resiliência do empreendedor social : uma análise multicasospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Corrêa, Rúbia Oliveira-
dc.description.resumoAo passo em que o capitalismo pós-moderno emerge com novas tecnologias de informação, comunicação e inegáveis avanços, também traz consigo forte desequilíbrio entre os sistemas social e econômico. Assim, a figura do empreendedor social constitui-se como alternativa viável na identificação e enfrentamento dos desequilíbrios resultantes desse processo. Por meio do seu trabalho identitário, exercendo papel central no desempenho das suas organizações, o empreendedor social é motivado e compreende a si próprio, ao tempo que gerencia obstáculos e demandas ambíguas inerentes ao seu ramo de atuação. Nesta pesquisa, objetivou-se compreender como as identidades dos empreendedores sociais se articulam para desenvolver gestores resilientes no contexto caracterizado por adversidades no estado de Sergipe. Assim, este estudo, de forma embrionária, trata o tema Empreendedorismo Social (ES) sob a ótica das identidades pessoal, social e organizacional. Metodologicamente, tem-se aqui uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e de corte transversal. O Estudo de Casos Múltiplos foi adotado como estratégia de pesquisa e, como fontes de evidências, tem-se: a análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram tratados a partir do método da Análise da Narrativa. Com esse estudo foi possível detectar que a incapacidade do mercado e seus vazios institucionais na formação do tecido social propicia a situação de criação dos empreendimentos sociais, que desafiam os riscos inerentes a atividade social pela resiliência encontrada nos empreendedores sociais. As identidades, por serem parte de uma formação cognitiva, possuem a capacidade de projetar a forma de atuação do indivíduo e possibilita o surgimento de novas soluções criativas, auxiliando os empreendedores sociais na superação do conflito individual destes e desenvolvendo em si mesmos a resiliência necessária para permanecer com o empreendimento em atividade. Como contribuições deste estudo, é possível destacar o fomento da discussão da relação entre identidades e o ES, a explicação de como e por que os empreendedores sociais perseveram em seus esforços e o fornecimento de subsídios que auxiliam a compreensão do comportamento do empreendedor social em situações de criação e manutenção de empreendimentos sociais.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Administração

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