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dc.contributor.authorCruz, Fernando de Souza-
dc.date.accessioned2021-08-09T23:39:51Z-
dc.date.available2021-08-09T23:39:51Z-
dc.date.issued2021-06-15-
dc.identifier.citationCRUZ, Fernando de Souza. Diálogos com as memórias da ditadura militar : a construção de um jogo para o ensino de história no nível médio. 2021. 389 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14444-
dc.description.abstractThis dissertation presents the research and construction of a board game, aimed at the third grade of High School, which addresses the relationship between Memory and History Teaching, encompassing the Civil-Military Coup and Military Dictatorship (1964 to 1985). The study was motivated by past memories - individual or collective - derived from primitive and exemplary historical consciousnesses mobilized by students to confront the validity of historiographical production and History Teaching. Such manifestations demeaned the study of this period by adopting historical empathy as a method. Through the interlocution on the board game between memories collected by the National Truth Commission (CNV), journalistic photographs of recent protests against and in favor of the Military Dictatorship, written evidence produced between 1964 and 1985, recommendations present in the final report of the CNV and the Universal Declaration of Human Rights, “historical hypotheses” will be created about the beliefs, reasons and values in the past of the CNV witnesses, which will allow teachers to approach the period that demonstrates the multiplicity of parts of the past, humanizing history and defending human rights.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectDitadurapor
dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpor
dc.subjectCotidiano escolarpor
dc.subjectSaberes históricospor
dc.subjectDitadura militarpor
dc.subjectComissão Nacional da Verdadepor
dc.subjectJogo de tabuleiropor
dc.subjectTeaching historyeng
dc.subjectKnowledge and practices in the school spaceeng
dc.subjectSchool lifeeng
dc.subjectHistorical knowledgeeng
dc.subjectMilitary dictatorshipeng
dc.subjectNational truth commissioneng
dc.subjectBoard gameeng
dc.titleDiálogos com as memórias da ditadura militar : a construção de um jogo para o ensino de história no nível médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lucas Miranda Pinheiro-
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta a pesquisa e a construção de um jogo de tabuleiro, voltado para a terceira série do Ensino Médio, que aborda a relação entre Memória e Ensino de História, abarcando o Golpe Civil-Militar e Ditadura Militar (1964 a 1985). O estudo foi motivado por recordações pregressas – individuais ou coletivas – derivadas de consciências históricas primitivas e exemplares mobilizadas por discentes para confrontar a validade da produção historiográfica e do Ensino de História. Tais manifestações aviltaram o estudo desse período adotando como método a empatia histórica. Através da interlocução no jogo de tabuleiro entre memórias coletadas pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), fotografias jornalísticas de protestos recentes contrários e favoráveis à Ditadura Militar, evidências escritas produzidas entre 1964 e 1985, recomendações presentes no relatório final da CNV e a Declaração Universal dos Direitos Humanos serão criadas “hipóteses históricas” sobre as crenças, razões e valores no passado das testemunhas da CNV, as quais permitirão a docentes uma abordagem do período evidenciadora da multiplicidade de partes do passado, humanizadora da história e defensora dos direitos humanos.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Ensino de Históriapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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