Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14587
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Leitura literária de lendas indígenas
Autor : Ramalho, Sérgio Gonçalves
Fecha de publicación : 28-ago-2020
Director(a): Sobral, Denson André Pereira da Silva
Resumen: Este trabalho consiste em apresentar uma prática de leitura literária de textos de temática indígena nas escolas do município onde o autor atua como docente. Tem como objetivo geral promover a leitura literária de lendas indígenas aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, Ciclo II, bem como, possibilitar a esses estudantes conhecer a cultura indígena por meio da leitura literária de lendas. Os objetivos específicos são conhecer traços culturais do povo indígena; identificar características das lendas indígenas do povo Pankararu; perceber a importância de elementos da cultura Pankararu. Justifica-se, assim, a relevância deste estudo, o qual sugere uma intervenção pedagógica por meio de uma proposta de leitura literária de lendas indígenas, utilizando como Corpus para a leitura e análise lendas do povo indígena Pankararu. Esta pesquisa está pautada no modelo cultural de leitura de Gomes (2012) que propõe uma leitura cultural a partir da perspectiva interdisciplinar e de uma prática inclusiva de reconhecimento das identidades. Pauta-se, outrossim, pelo modelo de leitura subjetiva proposto por Rouxel (2014) que suscita uma experiência literária que possibilita o prazer pela leitura a partir da perspectiva da subjetividade. Para subsidiar as ponderações sobre memória buscamos amparo no aporte teórico de Nora (1993) e Candau (2016) entre outros. Quanto ao conceito de lenda, como legado da memória cultural de um povo, nos embasamos em Bayard (1957), Cascudo (2001) e Witzel (2014). Sobre a história e o legado cultural do povo Pankararu buscamos amparo nas pesquisas de Mura (2013) e Matta (2009) cujas reflexões giram em torno da memória, da identidade e da cultura Pankararu. Para a nossa proposta metodológica para a aplicação da prática de leitura literária de lendas indígenas, baseada em sequências expandidas, buscamos apoio em sugestões da Sequência Expandida proposta por Cosson (2014). As sequências orientaram a produção de um produto final: um caderno de leitura, cuja função social é a de potencializar o letramento cultural dos alunos, ao tempo em que possibilitará aproximá-los da temática indígena, ainda marginalizada no contexto escolar, bem como instrumentalizar didaticamente os professores para lidar com essa temática em sala de aula.
Resumen : This work aims to present a literary reading practice of texts with an indigenous theme in schools in the municipality where the author works as a teacher. It has as general objective to promote a literary reading of indigenous legends to students in their final years of Middle School, as well as to enable these students to learn about indigenous culture through literary reading of legends. The specific objectives are to know the cultural traits of the indigenous people; identify characteristics of the indigenous legends of the Pankararu People; realize the importance of elements of the culture of these indigenous people. Therefore, the relevance of this study is justified, which suggests a pedagogical intervention through a proposal of literary reading of indigenous legends, using as Corpus for the reading and analysis, legends of the Pankararu indigenous people. This research is based on the cultural model of reading by Gomes (2012) that proposes a cultural reading from the interdisciplinary perspective and an inclusive practice of recognition of identities. It is also guided by the subjective reading model proposed by Rouxel (2014), that gives rise to a literary experience that enables the pleasure of reading from the perspective of subjectivity. To contribute to the reflections on memory, we looked for support in the theoretical contribution of Nora (1993) and Candau (2016) among others. As for the concept of legend, as a legacy of the cultural memory of a people, we rely on Bayard (1957), Cascudo (2001) and Witzel (2014). On the history and cultural legacy of the Pankararu people, we look for support in the researches of Mura (2013) and Matta (2009) whose reflections revolve around memory, identity and Pankararu culture. For our methodological proposal for the application of the literary reading practice of indigenous legends, based on expanded sequences, we look for support in suggestions from the expanded sequence proposed by Cosson (2014). The sequences guided the production of a final product: a book of literary reading, whose social function is to potentiate the cultural literacy of the students, while making it possible to bring them closer to the indigenous theme, still marginalized in the school context, as well as didactically instruct teachers to deal with this theme in the classroom.
Palabras clave : Língua portuguesa
Letramento
Educação
Indígenas
América do Sul
Lendas
Letramento cultural
Memória
Lendas indígenas
Cultural literacy
Memory
Indigenous legends
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citación : RAMALHO, Sérgio Gonçalves. Leitura literária de lendas indígenas. 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2020.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14587
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SERGIO_GONCALVES_RAMALHO.pdf1,84 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.