Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14632
Document Type: Monografia
Title: Produção e composição do leite e escores de condição corporal e de locomoção em vacas Girolando no Alto Sertão de Sergipe
Authors: Lima, Galdenia
Issue Date: 2-Jul-2021
Advisor: Barreto, Lígia Maria Gomes
Co-advisor: Vale, Patrícia de Azevedo Castelo Branco do
Resumo : Objetivou-se com este trabalho avaliar o peso corporal e os escores de condição corporal e de locomoção, além da produção e composição química do leite de vacas Girolando lactantes, em uma fazenda comercial localizada no Alto Sertão de Sergipe. O trabalho foi realizado em uma fazenda comercial localizada no Povoado Lagoa do Carneiro, zona rural do município de Nossa Senhora da Glória, no estado de Sergipe, que produz leite a partir de vacas da raça Girolando criadas em sistema de piquetes abertos durante todo o ano. A coleta de dados e amostras de leite foi realizada durante o mês de maio, como prática de rotina realizada mensalmente na fazenda para acompanhamento do rebanho. Foram avaliadas 31 vacas da raça Girolanodo em lactação, com peso corporal médio de 544 kg, produção de leite de 18,3 kg/leite/vaca/dia e dias em lactação (DEL) de 279. O peso corporal da vacas é compatível com a raça, os escores de condição corporal é compatível com o estádio de lactação das vacas. No total de 31 vacas avaliadas, 32% delas estão com dificuldades de locomoção. A produção de leite está dentro das variações encontradas para a raça Girolando em diferentes estádios de lactação. A composição química média do leite encontra-se dentro dos parâmetros estabelecidos pela IN 76/2018 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Keywords: Zootecnia
Bovinos
Peso corporal
Claudinação
Lactação
Girolando
Subject CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: NZOS - Núcleo de Graduação em Zootecnia – Nossa Senhora da Glória - Presencial
Citation: LIMA, Galdenia. Produção e composição do leite e escores de condição corporal e de locomoção em vacas Girolando no Alto Sertão de Sergipe. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14632
Appears in Collections:Zootecnia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Galdenia_Lima.pdf825,32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.