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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14661
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Ismark do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-19T23:28:21Z | - |
dc.date.available | 2021-10-19T23:28:21Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-16 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, Ismark do Nascimento. A percussão na Jurema: o Ilú na gira de Exu e Pombagira no templo de Jurema Umbanda Caboclo Rompemato de João Pessoa/PB. Monografia (licenciatura em Música) – Departamento de Música, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14661 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Ensino de música | por |
dc.subject | Música religiosa | por |
dc.subject | Ilú | por |
dc.subject | Jurema | por |
dc.subject | Umbanda | por |
dc.subject | Pomba-Gira | por |
dc.subject | Exu | por |
dc.subject | Música brasileira | por |
dc.subject | Religião afrobrasileira | por |
dc.title | A percussão na Jurema : o Ilú na gira de Exu e Pombagira no templo de Jurema Umbanda Caboclo Rompemato de João Pessoa/PB | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Mackely Ribeiro | - |
dc.description.resumo | A Jurema é uma religião existente na região Nordeste do Brasil desde o século XVI, com raízes sólidas advindas da cultura indígena, suas entidades cultuadas são: boiadeiros, mestres, caboclos, pretos velhos e índios. Inicialmente denominado como culto de catimbó ou pajelança, a Jurema é uma das práticas religiosas mais antigas no Nordeste, tendo como local de sua origem o município de Alhandra-PB. A prática do culto a Exu e Pomba-gira dá-se a partir da influência dos negros africanos que cultuavam o Candomblé de nação nagô na Bahia e Rio de Janeiro e que migraram para Pernambuco. Exu e Pomba-gira são entidades que trabalham na abertura do culto à Jurema, justamente por serem responsáveis por abrir o campo enérgico para bons fluídos durante toda a gira. A pesquisa mostra a influência do Candomblé junto ao culto de Jurema, principalmente pela inclusão dessas duas entidades, que, por sua vez, passaram a fazer parte do ritual, bem como trata das diferenças entre o culto de Umbanda presente no Brasil e a Jurema a partir de observações no Terreiro de Jurema Umbanda Caboclo Rompemato, localizado no município de João Pessoa-PB. Esta monografia destaca a importância do instrumento Ilú, pertencente à família dos membranofones e descendente direto do atabaque dentro da ritualística, bem como o Ogã, que é o responsável pela execução desse instrumento. O Ogã é o principal condutor do ritmo da sessão, fazendo com que o som emitido pelo seu tambor, o Ilú, abra as portas do plano imaterial para que todas as entidades venham ao plano físico por meio do sagrado som de seu instrumento e de suas mãos. Dessa forma, o Ilú e o Ogã são considerados igualmente instrumentos sagrados e imprescindíveis para a invocação das entidades espirituais da Jurema. Durante o processo de transcrição das partituras da rítmica do Ilú, dos instrumentos complementares da família dos idiofonicos (Maracá e Abê) e da melodia das músicas do culto, observou-se a proximidade com a música popular brasileira, permitindose traçar um paralelo por meio de comparações com a parte percussiva, melódica, métrica e a utilização de um dos elementos usuais na música brasileira: a síncopa. Porém, o uso da síncopa não está ligado apenas à melodia, mas também na parte percussiva do instrumento Ilú executado nos terreiros, fazendo-se presente na base rítmica do toque do Samba de Caboclo, Xaxambá e nos outros dez toques presentes tanto no culto, quanto nos atabaques no cenário da música popular brasileira. A pesquisa revelou, ainda, que o uso dos instrumentos complementares no ritual de Jurema se faz presente desde o início dessa prática religiosa que, por sua vez, também estão ligados à música popular brasileira, porém, sua utilização na Jurema dá-se apenas no acompanhamento dos toques do Ilú com o intuito de gerar mais swing. Esses instrumentos percussivos, assim como o Ilú, são considerados sagrados e são submetidos a um ritual de iniciação religiosa, mas não possuem a mesma importância do Ilú, tampouco são responsáveis pela abertura do campo mediúnico no ritual de Jurema. | pt_BR |
dc.publisher.department | DMU - Departamento de Música – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Música |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ismark_Nascimento_Oliveira.pdf | 4,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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