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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14838
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | A percepção dos professores sobre as atividades fisicamente ativas : uma pesquisa de implementação da intervenção do Projeto Erguer/Aracaju |
Autor(es): | Almeida, Themyres Gabriele Santos |
Data do documento: | 29-Jul-2021 |
Orientador: | Schmitz, Heike |
Coorientador: | Silva, Roberto Jerônimo dos Santos |
Resumo: | Esta pesquisa de implementação objetiva analisar a percepção dos professores participantes do Projeto ERGUER/Aracaju a respeito da exequibilidade de atividades fisicamente ativas. O intuito é contribuir com o Projeto ERGUER/Aracaju, que iniciou uma intervenção longitudinal (2018-2021) para acompanhar o efeito das atividades fisicamente ativas no comportamento sedentário, no desempenho cognitivo e no desempenho acadêmico em alunos que participam delas. A intervenção consiste na realização de atividades de ensino em movimento e de aprendizagem em movimento. A pesquisa acontece em uma escola da rede municipal de Aracaju/SE. Nessa escola, foram formados um grupo de intervenção e um grupo de controle. Por meio desta pesquisa, propõe-se, especificamente, identificar os obstáculos percebidos pelos professores para a implementação das atividades fisicamente ativas; identificar as oportunidades percebidas pelos professores na inserção de mais movimento corporal do aluno no processo de ensino e aprendizagem; categorizar os fatores (des)favoráveis à implementação, assim como analisar as sugestões dadas pelos profissionais a respeito da continuação do Projeto ERGUER/Aracaju. A amostra é composta por três professoras de intervenção do terceiro ano do ensino fundamental do ano letivo de 2019. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, conversas registradas no WhatsApp e anotações no diário de campo. Para o tratamento e a análise dos dados, utilizou-se o software MAXQDA. Os resultados indicam a falta de tempo para planejar, preparar e executar as atividades. Como barreiras à implementação das atividades, constatou-se também a insegurança e a falta de conhecimento das professoras quanto à eficácia das atividades. Como fatores que favorecem a intervenção, por sua vez, se revela a autonomia mantida pelas professoras a respeito das suas escolhas didáticas e metodológicas, bem como as percepções positivas quanto ao bem-estar dos alunos e das suas capacidades sociais. |
Abstract: | This implementation research aims to analyze the perception of teachers participating in the Project ERGUER/Aracaju regarding the feasibility physically active activities. The intention is to contribute to the Project ERGUER/Aracaju, which started a longitudinal intervention (from 2018 to 2021) to monitor the effect of physically active activities on sedentary behavior, cognitive and academic performance in students who participate in them. The intervention consists of carrying out teaching activities in movements and learning in movements. The research takes place in a municipal school in Aracaju city, Sergipe state. In this school, it was formed an intervention group and a control group. Through this research, it is specifically proposed to identify the obstacles perceived by teachers for the implementation of physically active activities; identify the opportunities perceived by teachers to insert more body movement for students in teaching and learning process; categorize the factors (un)favorable to implementation, as well as analyze the suggestions given by professionals regarding the continuation of the Project ERGUER/Aracaju. The sample is composed of three intervention teachers from the third grade in 2019 school year. The data were collected through semistructured interviews, recorded conversations on WhatsApp and notes in the field diary. For the treatment and analysis of the data, it was used the MAXQDA software. The results indicate the lack of time to plan, prepare and execute the activities. It was also found that the teachers’ insecurity and lack of knowledge about the effectiveness of the activities were factors that made difficult the inclusion of more movement in the classroom. As factors that favor the intervention, it is revealed the autonomy maintained by the teachers regarding their didactic and methodological choices, as well as the positive perceptions about the well-being of the students and their social capacities. |
Palavras-chave: | Educação - estudo e ensino Aprendizagem ativa - Aracaju Educação pelo movimento Professores Ensino - meios auxiliares Pesquisa educacional Implementation research Physically active activities Teacher |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Agência de fomento: | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ALMEIDA, Themyres Gabriele Santos. A percepção dos professores sobre as atividades fisicamente ativas: uma pesquisa de implementação da intervenção do Projeto Erguer/Aracaju. 2021. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14838 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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