Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14848
Document Type: | Trabalhos em Eventos |
Title: | Decolonialidade na EJA: a identidade do trabalhador-educando na aula de LI |
Authors: | Couto, Leda Regina de Jesus Santos Filho, Agnaldo Pedro |
Issue Date: | Oct-2021 |
Resumo : | A Educação de Jovens e Adultos no Brasil é formada por sujeitos de direito, oriundos das camadas mais pobres da sociedade, que tiveram os seus direitos sociais, políticos e econômicos negados. Neste contexto, (re)conhecer o perfil das pessoas da EJA é importante para se garantir uma educação que atenda às especificidades desta modalidade de ensino. Considerando os desafios para o ensino e aprendizagem de língua inglesa na EJA, este estudo tem por objetivo traçar o perfil dos jovens e adultos da EJA de uma escola pública estadual do Recôncavo Baiano, assim como, discutir metodologias de ensino pautadas numa perspectiva decolonial, intercultural crítica e reflexiva. O estudo foi realizado no primeiro trimestre do ano letivo de 2019, a partir do trabalho com o tema gerador “Who am I? 1”. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, através de aplicação de questionário e observação da referida turma, bem como, a pesquisa bibliográfica para o trato dos dados. Conclui-se que se trata de um grupo sociocultural heterogêneo, formado de múltiplas identidades, gêneros, classes, culturas, localização geográfica e características étnico-raciais diversas, grupo este que a opressão e as dificuldades, bem como, a energia, vivacidade e vontade de vencer fazem parte do seu dia a dia, e estão presentes na forma como se relacionam no ambiente escolar e como constroem sua aprendizagem. |
Keywords: | Educação de jovens e adultos (EJA) Língua inglesa Identidades Decolonialidade |
ISSN: | 2236-2061 |
Is part of: | Anais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021 |
Language: | por |
Institution: | LINC/UFS |
Citation: | COUTO, L. R. J.; SANTOS FILHO, A. P. Decolonialidade na EJA: a identidade do trabalhador-educando na aula de LI. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 184-191. |
License: | Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14848 |
Appears in Collections: | VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DecolonialidadeEJA.pdf | 756,53 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.