Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14848
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Decolonialidade na EJA: a identidade do trabalhador-educando na aula de LI
Authors: Couto, Leda Regina de Jesus
Santos Filho, Agnaldo Pedro
Issue Date: Oct-2021
Resumo : A Educação de Jovens e Adultos no Brasil é formada por sujeitos de direito, oriundos das camadas mais pobres da sociedade, que tiveram os seus direitos sociais, políticos e econômicos negados. Neste contexto, (re)conhecer o perfil das pessoas da EJA é importante para se garantir uma educação que atenda às especificidades desta modalidade de ensino. Considerando os desafios para o ensino e aprendizagem de língua inglesa na EJA, este estudo tem por objetivo traçar o perfil dos jovens e adultos da EJA de uma escola pública estadual do Recôncavo Baiano, assim como, discutir metodologias de ensino pautadas numa perspectiva decolonial, intercultural crítica e reflexiva. O estudo foi realizado no primeiro trimestre do ano letivo de 2019, a partir do trabalho com o tema gerador “Who am I? 1”. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, através de aplicação de questionário e observação da referida turma, bem como, a pesquisa bibliográfica para o trato dos dados. Conclui-se que se trata de um grupo sociocultural heterogêneo, formado de múltiplas identidades, gêneros, classes, culturas, localização geográfica e características étnico-raciais diversas, grupo este que a opressão e as dificuldades, bem como, a energia, vivacidade e vontade de vencer fazem parte do seu dia a dia, e estão presentes na forma como se relacionam no ambiente escolar e como constroem sua aprendizagem.
Keywords: Educação de jovens e adultos (EJA)
Língua inglesa
Identidades
Decolonialidade
ISSN: 2236-2061
Is part of: Anais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021
Language: por
Institution: LINC/UFS
Citation: COUTO, L. R. J.; SANTOS FILHO, A. P. Decolonialidade na EJA: a identidade do trabalhador-educando na aula de LI. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 184-191.
License: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14848
Appears in Collections:VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DecolonialidadeEJA.pdf756,53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.