Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14851
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: O ensino da língua inglesa na perspectiva interdisciplinar
Autor(es): Gomes, Wiara de Freitas Araújo Reis
Carvalho, Eliana Márcia dos Santos
Data do documento: Out-2021
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o ensino da Língua Inglesa numa perspectiva interdisciplinar com os professores de Inglês do DEAP – Departamento de Ensino e Apoio Pedagógico do município de Guanambi - BA. A interdisciplinaridade visa romper com as barreiras disciplinares e integrar as diversas áreas do conhecimento, respeitando a individualidade de cada disciplina. Além de relacionar saberes, ela busca a aproximação entre o teórico e o prático, entre o filosófico e o científico, entre ciências e humanidades, e entre ciência e tecnologia. Neste trabalho, pretende-se avaliar como a questão interdisciplinar pode promover uma aprendizagem significativa e favorecer o desenvolvimento integral dos educandos, ressignificando o ensino da disciplina. Assim, este estudo dialoga com os estudos de Ivani Fazenda (2008;2011) e Moita Lopes (2006), quando traz em si a questão da interdisciplinaridade com as diversas ciências, incluindo a linguística, a filosofia, a antropologia, a sociologia, a historiografia, entre outras, e tomam esse objeto de estudo para agregar novas metodologias, novas abordagens, novos conhecimentos e outros aportes de discussão teórica e metodológica, que só vem a contribuir no processo de ensino da Língua Inglesa (LI). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uma abordagem de caráter etnográfico, aplicada na forma de pesquisa-ação, partindo do conceito que a fragmentação de disciplinas escolares é um problema para o avanço da aprendizagem significativa em nosso sistema educacional. Espera-se com esse estudo, que os professores de LI compreendam como deve ser o trabalho interdisciplinar, que utilizem estratégias para promoverem aulas inovadoras, atrativas e com maior significado para os educandos, a partir do trabalho interdisciplinar. Também, espera-se contribuir com a formação docente, pela valorização e construção de valores individuais e coletivos em relação ao tema, além de ampliar os valores sociais, conhecimentos, habilidades e competências voltadas para os diversos conhecimentos que essa proposta pode possibilitar aos discentes.
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa
Ensino de língua estrangeira
Interdisciplinaridade
Prática de ensino
Língua inglesa
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: GOMES, W. F. A. R.; CARVALHO, E. M. S. O ensino da língua inglesa na perspectiva interdisciplinar. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 152-162.
Licença: Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14851
Aparece nas coleções:VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoLinguaInglesa.pdf475,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.