Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14852
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Alice Lidiane Cordeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-07T17:55:16Z | - |
dc.date.available | 2021-12-07T17:55:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-10 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, A. L. C. Análise da abordagem/método de um material didático de inglês para o ensino médio. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 140-151. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14852 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021 | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | por |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira | por |
dc.subject | Língua inglesa | por |
dc.subject | Abordagem de ensino | por |
dc.subject | Métodos | por |
dc.subject | Material didático | por |
dc.title | Análise da abordagem/método de um material didático de inglês para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0) | pt_BR |
dc.description.resumo | É notório que o ensino de língua estrangeira sempre teve ligação com os métodos/abordagens existentes e o livro didático é um acompanhante na jornada do aluno para aprender a língua estrangeira desejada e também do professor que utiliza o LD como ferramenta de ensino. Este trabalho tem o objetivo de discorrer sobre o conceito de método/abordagem no ensino de inglês e identificar abordagens/métodos presentes nas unidades dos livros didáticos analisados. Para a realização deste estudo foi utilizado a pesquisa com natureza qualitativa com apoio no interpretativismo que recebeu arcabouço teórico de estudiosos como: Amaral (2014), Brown (2001), Richard e Rodgers (1999), Freeman (2010), Paiva (2009), Pinto e Pessoa (2009), Sant’Anna, Spaziani e Góes (2014), entre outros que possuem estudos sobre abordagens/métodos de ensino de línguas estrangeiras bem como estudos sobre o livro didático. O livro didático analisado foi o Way To Go! que faz parte do programa nacional do livro didático para o ensino médio, foram analisadas uma unidade presente em cada volume, os volumes que compõem a coleção são o volume 1,2 e 3. Como resultado da análise foi observado que as atividades presentes no livro possuem fortes características da abordagem comunicativa e pouca predominância de atividades com o método da gramática e tradução e do método audiolingual. Desta forma, é possível perceber que ter um olhar atencioso ao livro didático e a relação que este possui com as abordagens e métodos de ensino de línguas é importante para tornar o processo de ensino e aprendizagem melhor tanto para o professor quanto para o aluno, sendo assim o professor pode adaptar sua própria abordagem e a do material didático e trazer boas aulas para os alunos. | pt_BR |
dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaliseAbordagemMetodoMatDidatico.pdf | 926,73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.